Quem é que não gosta de se jogar em uma piscina em dias quentes? Piscina e calor formam uma combinação perfeita. No entanto, temos que concordar que ninguém gosta de nadar quando a água está suja.
O uso de cloro é um dos sistemas de manutenção de piscina mais utilizado, mas, o que poucas pessoas sabem, é que existem outras maneiras de manter a água limpa. Neste texto falaremos especialmente sobre as piscinas salinizadas, uma tendência que recentemente está conquistando cada vez mais os brasileiros.
Continue a leitura para entender quais são as principais diferenças entre o uso de sal e o uso de cloro e também confira as vantagens de uma piscina salinizada!
O mar contém aproximadamente 30g/L de sais dissolvidos. A lágrima humana contém cerca de 8 g/L. O líquido amniótico, em meio ao qual se desenvolve o feto humano (trata-se da 1ª piscina de todo ser humano) também contém cerca de 8 g/L de sais dissolvidos.
A maioria dos fluidos presentes no organismo humano contém essa concentração de sais (8 g/L). Por essa razão o soro intravenoso e as bebidas formuladas para atletas como ”Gatorade” contém cerca de 8 g/L de sais dissolvidos (concentração isotônica). O que estamos tentando dizer é que a presença de sais é essencial para o bom funcionamento do corpo humano.
Piscinas com uma salinidade em torno e 8 g/L (0,8%) são as ideais. Nesse caso o organismo humano adapta-se melhor por encontrar-se em um meio líquido cuja salinidade é semelhante a dos próprios fluidos orgânicos.
A pressão osmótica que normalmente age sobre a membrana ocular é, nesse caso, praticamente anulada trazendo mais conforto aos banhistas. Ademais, em caso de afogamento, a ingestão de água salinizada provoca menos danos ou sequelas nos tecidos pulmonares.
Outro fator que está causando a popularização das piscinas salinizadas é a maior conscientização sobre os perigos do uso do cloro, principalmente em excesso. O cloro é uma substância química, então imagine os maus que a exposição a longo prazo podem causar ao corpo. Se há a opção de limpar as águas das piscinas usando um produto menos agressivo e mais natural, por que continuar investindo no uso de cloro?
No processo Aquamaid (clorificados salinos) o tratamento da água é exclusivamente feito com base no sal de cozinha comum (cloreto de sódio) prescindindo completamente de produtos químicos comuns como, hipoclorito de sódio (cloro líquido), hipoclorito de cálcio (cloro granulado tradicional), dicloro-isocianurato de sódio (cloro estabilizado) e algicidas.
Os clorificadores salinos livram as piscinas dos contaminantes presentes nas formulações dos produtos químicos comuns (como soda cáustica e cal). Além disso, os clorificadores removem os metais (ferro, manganês, cobre, cálcio, entre outros) dissolvidos na água tornando-a mais límpida e saudável.
O processo Aquamaid permite eliminar problemas com irritações e inflamações de olhos, ouvidos, pele e vias respiratórias, comuns em piscinas tratadas da forma convencional. As pessoas sensíveis e alérgicas (portadoras de rinite, asma e outras doenças respiratórias) são particularmente beneficiadas com o processo Aquamaid.
O processo Aquamaid imprime um elevado teor de cloro na água que circula por meio de suas células de eletrólise. Esse fato promove uma destruição mais eficaz de substâncias e microrganismos nocivos à saúde eventualmente presentes a água como: urina, suor, secreções buco-nasais, oleosidade, cosméticos, bactérias, vírus, fungos e algas. O processo Aquamaid permite tratar a piscina de forma contínua e estável, sem altos e baixos de cloro.
Piscinas tratadas com cloro da forma tradicional têm, ás vezes, um teor salino superior a faixa de operação normal requerida pelos clorificadores salinos (3,0 a 4,5g/L de NaCl). Não é raro encontrar piscinas tratadas com cloro líquido apresentando teores salinos superiores a 5 g/L. Piscinas de uso coletivo, usadas de forma intensiva, normalmente têm mais de 1 g/L de sais dissolvidos.
O nível de cloro produzido por meio da eletrólise do sal é extremamente baixo se comparado à quantidade de cloro usada em piscinas normais. Sabe aquele cheiro de cloro que a maioria das piscinas tem? Você não vai encontrá-lo nas águas salinizadas.
As piscinas de água salgada precisam de menos cuidados que as piscinas convencionalmente tratadas com cloro. Como dissemos anteriormente, o gerador de cloro assegura a higiene da piscina e combate a formação de alga. A eletrólise feita pelo clorador acontece de forma contínua e o seu processo de autolimpeza não precisa de fiscalização constante.
No entanto, isso não significa que não haja a necessidade de manutenção. O pH do cloro erado pelo clorador ainda precisa ser monitorado para que não ultrapasse os níveis indicados. A vantagem é que a manutenção ocorre com menos frequência e é bem mais fácil de ser realizada.
Nadar em uma piscina salinizada é bem mas prazeroso do que nadar em águas com cloro e o motivo é óbvio. O nível de sal presente nas piscinas não é tão elevado quanto o sal presente no mar, além disso, o sal é bem menos danoso para a nossa saúde do que o cloro industrial — até mesmo o cloro gerado durante a eletrólise é mais suave que o cloro industrial.
Isso significa que ao nadar em uma piscina salinizada você não vai sentir sintomas como olhos vermelhos e irritados, pele ressecada, cabelo danificado e nariz ardendo. Além disso, como já citamos anteriormente, as piscinas salinizadas têm menos cheiro de cloro.
Se você está procurando por uma academia com aulas de natação diferenciadas, então a Academia Boa Forma é a melhor opção. Nossa academia é especialista em duas modalidades de atividades: aquáticas e fitness.
Aproveitando que este artigo é sobre piscinas, vamos falar um pouco sobre os diferenciais das aulas aquáticas na Boa Forma. Como dissemos no decorrer do texto, ainda são poucas as academias que aderiram às piscinas salinizadas, no entanto, as piscinas da Boa Forma são tratadas a base de sal, com o Ph igual ao de uma lágrima.
As aulas de natação para todas as faixas etárias são baseadas na metodologia Gustavo Borges. Essa metodologia tem os estudos mais avançados sobre a forma de se ensinar a nadar e tem como objetivo encontrar soluções aplicáveis e criativas na operação aquática. Ela consiste na relação entre idades, nível pedagógico de técnicas e procedimentos e desenvolvimento motor no meio aquático, por meio da estimulação e experiências perceptivo-motoras. O programa pode ser resumido em:
Nas aulas de natação para adultos, a individualidade dos alunos é respeitada em um programa de aulas especificas para cada nível e um sistema de avaliação baseado em desenvolvimentos das habilidades aquáticas de cada um. Os alunos são motivados através do aprendizado lúdico e da mudança da cor da touca nas passagens de nível.
Para os adultos, o calendário estruturado sob os princípios da fisiologia possibilita ao seu professor a elaboração de um programa de acordo com o seu objetivo, seja o bem-estar ou a busca por melhores marcas. Todo este trabalho é monitorado pelos assessores técnicos da metodologia visando sempre o melhor atendimento para você.
Está interessado em começar as aulas de natação? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre os diferenciais da Academia Boa Forma.