O treinamento funcional é um modelo de atividade física mais intenso e dinâmico que os demais modelos de treinos em academia, como a musculação. Com apenas uma hora de aula, uma pessoa pode perder cerca de 800 calorias.
Hoje em dia, muito se fala sobre treino funcional, no entanto, como ele ainda é uma novidade dentro do mundo fitness, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a sua eficácia.
Se você é uma dessas pessoas que ainda não conhece o treinamento funcional, saiba que este texto foi feito especialmente para você. A seguir, nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o treinamento funcional em Osasco.
Continue com a leitura!
Você certamente já deve ter ouvido falar em treinamento funcional, mas você sabe qual a sua definição? É mais simples do que parece! O treino funcional é uma modalidade similar à musculação, no entanto, os exercícios realizados durante a aula se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano, como agachar, saltar, empurrar, girar, arremessar, correr, entre outros.
Esses movimentos, aparentemente simples, são a base dos exercícios do treino funcional porque o seu objetivo é aperfeiçoar os movimentos naturais do corpo e transformá-lo em uma máquina. Dessa forma, as pessoas que praticam o treino funcional adquirem maior coordenação motora, força e equilíbrio.
Toda aula de treinamento funcional tem como base três etapas principais. Em primeiro lugar, os alunos começam aquecendo o corpo com exercícios convencionais realizados em aparelhos. Em seguida, é feita a troca gradativa dos exercícios em máquinas para exercícios usando o peso e a estrutura do próprio corpo.
A segunda etapa consiste no treinamento do core — que, para quem não sabe, são os músculos do centro do corpo, responsáveis por manter a estabilidade de todo o corpo.
Por último, são realizados exercícios usando acessórios como alteres, fitas de suspensão, cama elástica, saco de pancadas e superfícies instáveis. Vale ressaltar que cada treino é preparado tendo em vista o nível de habilidade do aluno. Portanto, se uma pessoa idosa deseja fazer o treinamento funcional, ela pode, pois o educador físico certamente preparará uma série de exercícios especiais para esse perfil de aluno.
O treino funcional proporciona diversos benefícios para quem o pratica. A seguir, nós citaremos alguns deles — os mais importantes, no caso. Confira!
Este é o benefício responsável por conquistar cada vez mais adeptos a esse novo tipo de treino. Durante uma aula de funcional, o corpo ativa mais fibras, se comparado a uma aula de musculação.
O treinamento funcional tonifica todo o corpo, sem que o aluno precise fazer exercícios específicos para cada parte em máquinas guiadas.
A postura está totalmente ligada ao fortalecimento muscular. Se os músculos não têm força para sustentar os ossos, o corpo não consegue se manter ereto e, dessa forma, a postura fica comprometida.
Além disso, os exercícios realizados durante as aulas de funcional fazem o aluno desenvolver a consciência corporal. Para executar os movimentos no treino funcional, o aluno precisa manter o corpo alinhado, em equilíbrio e ereto. No começo, manter a postura durante os exercícios pode parecer difícil, mas com o passar do tempo, isso se tornará um hábito.
Nem toda atividade física trabalha o sistema cardiorrespiratório. O pilates, por exemplo, promove a tonificação dos músculos, mas, devido à inexistência de exercícios aeróbicos, o sistema cardíaco não é acionado.
Já o treinamento funcional eleva a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas. Por isso, esse tipo de treino também é ideal para quem deseja acelerar o metabolismo e perder peso rápido.
Agora você já sabe o que é o treinamento funcional. Comece agora mesmo a praticar o treinamento funcional em Osasco e tenha uma vida mais saudável. Os resultados chegarão mais rápido do que você imagina.
Está procurando por uma academia com aulas de treinamento funcional em Osasco? Entre em contato conosco e conheça mais sobre a Academia BoaForma.