A atividade física é, sem dúvida, benéfica em todas as fases da vida quando praticada sob a orientação de bons profissionais. Na terceira idade, exercitar o corpo é fundamental, principalmente para manter o bom condicionamento físico, evitando problemas cardíacos e fortalecendo a musculatura.
A força, resistência e o equilíbrio são fundamentais para que as pessoas que chegaram à melhor idade consigam aproveitar a vida de maneira saudável e sem aquelas dores incômodas pelo corpo provenientes de problemas como osteoporose, má postura, entre outros.
No post de hoje, você vai conferir algumas atividades físicas que ajudam a melhorar a saúde na terceira idade. Acompanhe!
Considerada um dos exercícios mais completos, a hidroginástica é ideal para todas as idades, principalmente para os idosos. Os exercícios praticados na água são excelentes para quem tem problemas como artrose e desgastes nas articulações, já que ajudam no fortalecimento muscular e ósseo. Além disso, a atividade é considerada de baixo impacto, reduzindo o desgaste dos joelhos e quadris durante sua realização.
Além de todos os benefícios para o corpo, a hidroginástica promove o bem-estar e a sociabilidade, integrando seus praticantes e proporcionando momentos agradáveis de convivência em grupo.
Para o idoso, a prática do pilates é excelente para o fortalecimento muscular. Sem precisar carregar muito peso e aumentar o risco de lesões, as aulas são trabalhadas com o peso do próprio corpo ou com cargas moderadas (como molas e faixas), melhorando a postura e promovendo maior capacidade respiratória. Os músculos fortalecidos previnem lesões e quedas.
A caminhada também é considerada um dos exercícios mais completos e indicados para a terceira idade, já que ajuda a eliminar os quilos extras, além de ajudar na melhora do condicionamento físico e na circulação sanguínea. Os exercícios aeróbicos são excelentes na prevenção de problemas cardiovasculares e podem prevenir infarto e diabetes.
Ela ainda ajuda no fortalecimento dos músculos que trabalham durante a respiração e também na musculatura das coxas e pernas.
Quem disse que musculação é um exercício só para jovens que desejam corpos definidos? A musculação pode sim ser realizada pelos idosos, desde que com acompanhamento constante de um profissional de educação física. O exercício é muito eficaz para garantir o fortalecimento dos músculos de todo o corpo e ainda diminui a sobrecarga nas articulações, ajudando a prevenir doenças articulares como tendinites, além do diabetes, da obesidade e hipertensão.
O alongamento é de extrema importância para todos, inclusive e particularmente para os idosos. Essa atividade previne lesões musculares e ajuda a aquecer os músculos antes da atividade física, e a relaxá-los depois dela.
A realização de exercícios físicos na terceira idade não é somente indicada para prevenir doenças que podem aparecer nessa fase da vida, como também para construir relações sociais e para passar o tempo realizando atividades prazerosas. Cuidar do corpo e da mente é sempre necessário, principalmente nessa etapa da vida, onde aproveitá-la ao máximo é a maior missão.
Não se esqueça: antes de começar a praticar qualquer atividade física, é muito importante consultar um médico, realizar os exames e sempre fazer exercícios acompanhado de um profissional de confiança.
Gostou das nossas dicas para a saúde da terceira idade? Assine a nossa newsletter e receba e-mails com conteúdos interessantes sobre alimentação e saúde!