Os últimos anos foram marcados pela popularização de várias tecnologias. A computação na nuvem, por exemplo, permitiu que pessoas tivesse acesso a aplicativos e dados em qualquer lugar do mundo com agilidade e segurança. Já a Internet das Coisas está conectando dispositivos e tornando o nosso dia a dia mais conveniente.
Nesse cenário, os wearables ganharam destaque principalmente entre pessoas que praticam esportes. Também chamados de gadgets vestíveis, essa categoria de dispositivos inclui rastreadores de atividades físicas, smartwatches e até mesmo roupas inteligentes. Se você quer saber mais sobre eles, veja o nosso post de hoje!
Os wearables, ou gadgets vestíveis, é uma nova categoria de gadgets da Internet das Coisas. Eles incluem equipamentos como medidores de batimentos cardíacos inteligentes, fitness trackers, smartwatches, roupas capazes de rastrear movimentos e até mesmo óculos de realidade aumentada. Juntos, eles podem exibir conteúdos relevantes ao usuário conforme o contexto, mostrar notificações de telefones ou rastrear atividades físicas com alta precisão.
Praticantes de atividades físicas e pessoas que buscam compreender melhor como o seu corpo funciona estão entre os principais usuários de gadgets vestíveis. Os mais simples podem rastrear em tempo real informações como o batimento cardíaco, número de passos dados ou corridas. Já os mais complexos podem rastrear treinos de boxe, natação e ciclismo.
Conectados a smartphones, tais gadgets dão ao esportista amador a possibilidade de ver os seus treinos com um novo foco. Será possível avaliar informações sobre o número de calorias gastas em um exercício, pontos de maior esforço físico e comparar dados com amigos. Assim, é possível otimizar continuamente as práticas esportivas.
Entre os principais wearables para práticas esportivas, podemos destacar:
A Moov é uma pequena startup americana que se destacou por fornecer um dos wearables com maior foco em atividades esportivas do mercado. Sem tela, o Moov Now é capaz de rastrear caminhadas, nado, ciclismo e treinos de boxe. Além disso, o aplicativo do gadget conta com um treinador, que fornece dicas por meio de comandos de voz em tempo real.
O Moov Now pode ser utilizado junto como o Moov HR. Ele é feito para rastrear o batimento cardíaco em atividades físicas. Assim, além de obter dicas aprimoradas em exercícios, será possível melhorar a qualidade de cada treino com um acompanhamento mais eficaz dos batimentos cardíacos.
O Apple Watch é a aposta da Apple para quem busca um gadget que não só rastreie atividades físicas, mas também seja um smartwatch completo. Em sua segunda geração, o dispositivo possuir resistência a água, GPS embutido e sensor de batimentos cardíacos. Além disso, ele pode ser utilizado com aplicativos de terceiros, como o MyFitnessPal e para receber notificações do iPhone.
O Gear Fit é um smartwatch com foco em atividades físicas. Além de exibir horas e mostrar notificações, ele possui contador de passos, sensor de batimentos cardíacos e, no modelo de segunda geração, GPS embutido. Junto com o aplicativo S Health, é possível rastrear não só atividades físicas, mas também o tempo dormido e as calorias ingeridas durante o dia.
E você, conhece algum wearable que ficou de fora da nossa lista? Conta mais sobre ele pra gente!