Muitas pessoas acreditam que técnicas de meditação sejam simples técnicas de relaxamento — o que não é verdade. Essa é uma ferramenta que conduz o indivíduo ao autoconhecimento e a autoaceitação, o que consequentemente gera a sensação de relaxamento e paz de espírito.
Qualquer pessoa, de qualquer religião, pode meditar. Se você deseja meditar, mas não sabe por onde começar, então continue com a leitura deste texto! Não existe uma fórmula mágica para a meditação, esse é um processo muito pessoal e que pode ser feito de várias maneiras. Entretanto, existem, sim, algumas dicas que podem ajudá-lo a começar.
Confira agora as melhores técnicas de meditação!
Antes de explicar cada uma das técnicas, vale ressaltar que é normal perder o foco e a concentração durante a meditação, principalmente se você é iniciante. Portanto, não desanime caso isso aconteça.
Durante essa prática é necessário repetir, mentalmente ou verbalmente, uma frase ou palavra. O objetivo do mantra é justamente focar a sua mente nas palavras, para que ela não fuja para outros lugares durante a meditação. O mantra é uma ótima opção para quem sente dificuldade para se concentrar.
A meditação guiada nada mais é que um som para guiá-lo ao estado de concentração. Essa é a técnica ideal para quem começou a meditar e para as pessoas que têm problemas com ansiedade e, por isso, têm dificuldades para relaxar. Existem várias formas de meditação guiada, algumas são acompanhadas somente por uma música, outras por cânticos e até mesmo instruções para visualização e relaxamento.
É uma das técnicas de meditação de consciência focada mais simples e eficazes, exigindo apenas que você se concentre no ciclo da sua respiração. Para isso, basta se manter focado e prestar atenção na sua respiração: como seus pulmões se enchem e depois esvaziam, e como cada músculo do seu corpo relaxa conforme a meditação progride. Contar quantas vezes você inspira e expira também ajuda a manter a concentração.
Conheça algumas informações para facilitar a meditação e fazer com que esse momento seja o melhor possível.
Muitos pensam que a posição correta para meditar é sentado, com as pernas cruzadas e os braços sobre os joelhos. A verdade é que não existe uma posição correta para praticar a meditação, o importante é que você fique confortável em uma posição que permitirá relaxar todo seu corpo durante o processo. Para algumas pessoas, ficar sentado gera um incômodo que acaba por tirar a concentração.
Ambientes calmos e acolhedores ajudam a mente a relaxar. Se você é iniciante em meditação, então o melhor a se fazer é preparar o ambiente onde você vai meditar. Apague as luzes, acenda um incenso, coloque uma música ambiente para tocar ao fundo, fique sobre travesseiros macios e confortáveis, enfim, tenha uma preparação para entrar no clima da meditação.
Assim como tudo na vida, quanto mais você praticar a meditação, mais fácil será entrar no estado de concentração e autovigilância. Os resultados da meditação só podem ser percebidos depois de algum tempo, portanto, insista em meditar. Escolha os dias certos e os melhores horários para meditar, inclua essa prática na sua rotina e, com o tempo, você vai perceber como ficou mais fácil.
A cada dia, a meditação ganha mais notoriedade ao redor do mundo. As pessoas andam cada vez mais estressadas, a ansiedade e a depressão são as doenças mais comuns entre os adultos. Por isso, não é à toa que a meditação ganha tantos adeptos.
A prática contínua da meditação oferece benefícios, como:
Agora que você já conhece as melhores técnicas de meditação, não há motivos para continuar levando uma vida tão estressante. No início pode parecer difícil, mas ao longo do tempo a meditação vai se tornar algo essencial na sua rotina.
Gostou do texto? Você quer levar uma vida mais leve e saudável? Então leia este outro artigo e entenda o que é mindfulness e como aplicá-lo ao seu dia a dia.
Siga-nos no Facebook.