Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Isaías 40:31)
Meu nome é Milton Satocy Nakano, tenho 71 anos e estou na Boa Forma fazem 23 anos. Meus filhos eram alunos da Boa Forma desde a inauguração e praticamente aprenderam a nadar nesta academia. Hoje Marcelo com 39 anos e Ricardo com 35 anos, moram e trabalham em São José dos Campos e continuam nadando. Aprendi a nadar desde cedo quando meus pais me levavam para a praia nos finais de semana, porém sem técnica alguma. Aos 16 anos comecei a treinar e participei de algumas competições. Treinei por um ano e meio e nessa época vieram os vestibulares e a Faculdade, quando precisei parar com os treinamentos. A partir daí, nadava apenas por lazer e para manter a forma física. Em 2.000 comecei a nadar na Boa Forma treinando regularmente duas vezes por semana.
1) Em 2019, com 67 anos e com glaucoma avançado, realizei meu desejo de participar da minha primeira travessia onde o meu filho Marcelo, que já participava de travessias há muitos anos, me auxiliou nessa aventura de nadar 1.000 metros no Circuito Paulista. Na travessia é permitido e recomendado nadar com acompanhante nos casos de iniciantes ou com
alguma deficiência, como é o meu caso com glaucoma que dificulta a visão de pequenos objetos a grandes distâncias, como são as boias que indicam o percurso da prova.
Os competidores são separados por faixa etária e no meu caso, nessa prova fiquei na Categoria Master I que vai de 65 a 70 anos.
Consegui pegar a terceira colocação dentro da minha Categoria. Os três primeiros de cada Categoria sobem ao Pódium e recebem um Troféu pela classificação.
Essa foi a minha primeira grande SUPERAÇÃO no mar, podendo participar da minha primeira travessia aos 67 anos de idade e muito feliz por ter realizado um desejo antigo.
Nessa travessia eu tive duas grandes preocupações. A primeira preocupação foi a distância de 1.000 metros que precisaria nadar no mar aberto e agitado,
bem diferente das águas paradas das piscinas. Mas a Boa Forma tinha me preparado muito bem física e tecnicamente para nadar essa distância.
Enxergar as boias era outra preocupação que foi amenizada com a companhia do meu filho. Em 2020 veio a pandemia e parei minhas atividades físicas na Boa Forma.
Fazia algumas caminhadas e alguns exercícios em casa, mas nada comparado ao que fazia na Academia.
Fiquei 2 anos e meio sem nadar. Em Agosto de 2022 resolvemos, minha esposa Kimi e eu, voltar para a Academia Boa Forma e relatei para a Dona Sônia a minha vontade de participar de uma Travessia do Circuito Mares que iria acontecer no dia 25 de Setembro mas achava que não iria conseguir porque tínhamos apenas 1 mês para a preparação.
Dona Sônia me deu todo suporte para que eu me preparasse para a competição. Um desafio e tanto para recuperar 2 anos e meio sem cair na piscina.
Treinei intensamente de segunda a sexta nas 4 semanas que me separavam da competição, com a orientação dos professores da Academia que me prepararam para esse desafio.
2) 25 de Setembro de 2022, Ilha Bela, Praia do Perequê, Prova Short de 1.000 metros. Com medo pela curta preparação consegui completar o percurso ainda acompanhado do meu filho.
Cheguei exausto mas, consegui a quarta colocação. Essa foi a minha segunda grande SUPERAÇÃO. Segunda travessia aos 70 anos de idade, com pouca
preparação e muito feliz, mas decidido a conquistar outros desafios que a Academia Boa Forma me ajudaria a vencer.
3) 07 de Maio de 2023 foi realizada a Etapa do Circuito Mares na Praia do Perequê, Ilha Bela. Tive alguns meses para a preparação e com um tempo melhor, consegui ficar em primeiro lugar na prova de 1.000 metros, dentro da Categoria Master J de 70 a 75 anos. Para essa etapa, outros alunos da Academia se interessaram e se inscreveram, cada um na sua categoria.
4) 25 de Junho de 2023, foi a Etapa realizada na Praia de Cocanha, Caraguatatuba. Essa foi a terceira e grande SUPERAÇÃO em relação a travessias sendo três desafios ao mesmo
tempo.
- Nadar 2.500 metros dando a volta na Ilha de Cocanha, onde conquiste o segundo lugar;
- Nadar no mesmo dia a prova de 1.000 metros, dessa vez ficando em quarto lugar e
- Nadar sem acompanhante.
Dentre todos os desafios, o pior foi nadar desacompanhado sem enxergar direito as boias e me orientando apenas com quem estivesse por perto, tentando segui-lo até eu me aproximar das boias e conseguir visualizá-las.
5) Para essa travessia contei com o Professor Diego Sorilha dos Santos da Acqua Training & Fitness (ex-professor da Academia Boa Forma), que dá um treinamento específico para mar aberto. Por sorte, esse treinamento do dia 04 de Junho, foi uma volta a Ilha do Mato na Praia de Guaiúba no Guarujá, onde me deixou mais seguro para a Prova da volta a ilha de Cocanha em Caraguatatuba.
6) 24 de Setembro de 2023, Circuito Mares, Etapa realizada em Ilha Bela, Praia do Engenho. Foi a Etapa mais difícil até agora pois o mar estava batido, com ondas e uma forte correnteza. Vários atletas não conseguiram completar as suas provas, solicitando auxílio dos caiaques de segurança para retirá-los das provas. As distâncias também estavam maiores do que o anunciado.
- Prova de 2.500 metros fiquei em terceiro lugar com uma distância percorrida de 3.268 metros.
- Prova de 1.000 metros fiquei em primeiro lugar com uma distância percorrida de 1.300 metros.
A quarta SUPERAÇÃO foi novamente nadar sem enxergar as boias, mais distantes que o normal e superar o mar agitado, com ondas e forte corrente.
Nessas travessias, tivemos todo o suporte da Academia Boa Forma que fornece toda a estrutura necessária para apoiar os atletas, contando com barraca, cadeiras, cooler com água, incentivo e orientação dos dedicados professores.
7) Temos também um treinamento específico uma vez por semana, para aqueles que querem participar da equipe de travessias. Em menos de seis meses nossa equipe já conta com 17 atletas participantes e contamos com um grupo no Whatsapp que fornece todas as informações sobre as travessias e dá suporte total nas inscrições e solução de problemas junto aos organizadores das travessias. Por fim, desejo declarar que todas as SUPERAÇÕES na minha vida nunca foram por sorte ou por esforço próprio, sempre foi DEUS, porque DEUS é fiel. Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Isaías 40:31).