A Iris desde criança sempre gostou de nadar. Nas viagens de família, mesmo sem saber, ela pulava dentro da piscina. Com isso, juntou a vontade dela com o autismo e, a proposta foi de colocá-la em alguma atividade física para contribuir com seu desenvolvimento motor. Na ocasião não era comum encontrar uma academia com condições para atender crianças autistas, então nossa mãe conversou com a Dona Sônia, que aceitou o desafio!
A Iris frequenta a academia Boa Forma há mais de 25 anos. Ela iniciou as aulas de natação com um professor individual, onde no início, foi um momento de aprendizado para ambos. Ao longo do tempo, Iris não só aprendeu a nadar, mergulhar, boiar, como também teve esse contato amoroso e respeitoso com a água e as pessoas. A criança cresceu e a academia acompanhou todas as fases de seu crescimento e desenvolvimento.
A natação aprimorou suas noções de disciplina, organização, escuta ativa, noções de tempo (data e hora) e respeito ao tempo dela e dos demais (sabe o momento do início e término das aulas, bem como a rotina de se preparar para nadar). Ela aprendeu a aproveitar o seu momento de aula ao máximo.
Como autista, nem todos os dias são perfeitos, mas sempre encontramos na academia muita compreensão e respeito ao limite da Iris, sem perder de vista o aprendizado e foco. Durante todos esses anos, temos muita gratidão pela Boa Forma, que sempre nos acolheu com respeito e amorosidade, acolhendo assim a diversidade e a individualidade de cada pessoa. E hoje, com toda a sabedoria de nadar que a Iris tem, somos gratas à Boa Forma que abriu as portas para ela.