Há mais de uma década, as aulas de spinning ganharam popularidade nas academias, e isso não aconteceu por acaso, mas por uma série de motivos.
Em primeiro lugar, não é necessário saber andar de bicicleta ou ter coordenação motora pra praticar spinning. Trata-se de um exercício aeróbico indoor, sem impacto, capaz de fortalecer os músculos das costas, abdômen, glúteos e pernas. Além disso, proporciona a queima de muitas calorias em um espaço relativamente curto de tempo.
Todos esses benefícios podem, ainda, ser potencializados. Para tanto, basta observar alguns cuidados antes e durante a prática do spinning, como veremos a seguir. Confira!
Como dito, você não precisa saber andar de bicicleta para fazer aulas de spinning. No entanto, se investir na aquisição de uma sapatilha própria para ciclismo, fatalmente, alcançará melhores resultados.
Isso porque os tênis comuns são concebidos para absorver os impactos e não transferem para o pedal toda a força que o aluno está fazendo. Com isso, também acabam forçando o arco do pé, o que pode causar problemas de saúde.
Já as solas das sapatilhas são feitas com material rígido, capaz de transferir integralmente a energia para o pedal.
Boas academias contam com professores treinados para supervisionar as atividades de todos os alunos, bem como para auxiliá-los em tudo o que for necessário, inclusive na regulagem da bicicleta de spinning.
Contudo, ninguém melhor do que o próprio aluno para realizar esses ajustes, razão pela qual vale a pena se acostumar a observar os parâmetros abaixo:
As aulas de spinning podem ter até uma hora de duração e costumam ser bastante intensas. Se o aluno não promover a hidratação durante o exercício, corre o risco de se cansar precocemente. Portanto, leve uma garrafa com água ou isotônico para ingerir durante a aula.
Grande parte dos alunos que praticam spinning tem a perda de peso como um dos principais objetivos. Para que isso aconteça, o exercício deve ser realizado em uma determinada intensidade, que pode ser controlada por meio dos batimentos cardíacos. Para isso, recomenda-se o uso de um aparelho chamado frequencímetro, cuja finalidade é justamente essa.
Os assentos das bicicletas de spinning podem se tornar bastante incômodos depois de algum tempo, a ponto de alguns alunos até precisarem interromper o exercício. Para contornar esse problema, existem duas alternativas: bermudas acolchoadas ou uma capa selim em gel que pode ser "vestida" no assento da bicicleta.
Com essas cinco dicas, não falta mais nada para você aproveitar ao máximo as suas aulas de spinning.
A Academia Boa Forma tem tradição de mais de duas décadas e compromisso com a sua saúde e bons resultados. Entre em contato para ter informações sobre as nossas aulas de spinning ou de outras modalidades.