A atividade física na terceira idade tem o poder de diminuir os sintomas da depressão, melhorar o sono e evitar doenças do coração, osteoporose e diabetes. Além disso, praticar exercícios também é uma ótima oportunidade para ampliar os vínculos sociais.

Muitas pessoas que estão na terceira idade, e que não tiveram uma juventude ativa, acham que estão velhas demais para começar a se exercitar, o que não é verdade! Nunca é tarde demais para vencer o sedentarismo e entrar em forma.

O único porém é que nem toda atividade física é indicada para pessoas na terceira idade.

As melhores atividades físicas para a terceira idade

Conheça a seguir quais são os melhores exercícios para os idosos que desejam ter uma vida mais ativa. Confira a leitura!

Atividades na água

Os exercícios aquáticos são os mais indicados para os idosos, pois a água diminui o desgaste ósseo causado pelo impacto e reduz o efeito da gravidade sobre as articulações. Essas atividades são indicadas para quem sofre de artrose, osteoporose ou problemas de coluna.

A hidroginástica, por exemplo, fortalece a estrutura muscular do corpo, melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e ajuda a melhorar a coordenação motora.

Se você acha a hidroginástica uma atividade monótona, então, talvez prefira fazer uma atividade mais intensa, como a natação. Embora seja um esporte mais dinâmico, a natação também é considerada um esporte de baixo risco por ser praticado na água. A natação também melhora a frequência cardíaca, a função respiratória e a mobilidade.

Caminhada

A corrida não é um exercício muito indicado para idosos. É claro que existem idosos que correm até em maratonas, mas tudo depende da saúde de cada indivíduo. Por outro lado, a caminhada já é uma atividade mais tranquila e que pode ser praticada por quase todos.

A caminhada é uma atividade aeróbica, ou seja, ela gera energia para os músculos por meio do trabalho com a respiração. As atividades aeróbicas são as mais indicadas para quem deseja perder peso e ganhar massa muscular. A vantagem da caminhada é que você pode praticá-la dentro da sua própria casa (usando uma esteira) ou ao ar livre.

Só tenha cuidado com a distância percorrida e com a intensidade da caminhada para não colocar em risco a sua saúde.

Pilates

O pilates é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Ao contrário das atividades acima, ele não é contraindicado caso o idoso tenha problemas de saúde. Muito pelo contrário, o pilates serve justamente para melhorar e amenizar as doenças ósseas e articulares.

Os exercícios de pilates alinham a postura, tonificam os músculos e melhoram o equilíbrio, a mobilidade e a coordenação motora. Muitos exercícios feitos em uma aula de pilates trabalham com a musculatura pélvica, o que é excelente para a luta contra a incontinência urinária que afeta, principalmente, as mulheres.

Musculação

Sim, é isso mesmo, você não leu errado. Os idosos podem, sim, fazer musculação. Quando praticada da maneira correta, a musculação é uma ótima aliada para fortalecer a musculatura do corpo do idoso e prevenir dores nas articulações.

Essa é a atividade mais delicada de ser praticada por pessoas na terceira idade. Antes de se matricular em uma academia, pergunte ao seu médico se você pode fazer musculação e quais exercícios são os mais indicados. Em seguida, contrate um professor para auxiliá-lo na academia.

Se você seguir todas as recomendações desses profissionais, temos certeza de que conseguirá frequentar academias sem nenhum problema.

A atividade física na terceira idade, além de promover a longevidade, também ajuda as pessoas a envelhecerem com qualidade. Se você quer viver a sua melhor idade bem e disposto, então, comece agora mesmo a se exercitar!

Está procurando por uma academia com atendimento especializado? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre os serviços da Academia Boa Forma.

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: