Perder peso, tonificar os músculos, melhorar o equilíbrio e trabalhar corpo e mente de maneira geral são alguns dos muitos benefícios de praticar pilates, uma das atividades mais completas que promove saúde e bem-estar.
Porém, mesmo sendo um método antigo, muitas pessoas não sabem o quão vantajosa é essa atividade, que vem se popularizando cada vez mais. Então, explicamos, aqui, sua origem e características. Também separamos 5 motivos por que você deve praticar pilates. Acompanhe!
Desenvolvido no início dos anos 1900, o pilates recebeu esse nome devido ao seu criador alemão, Joseph Pilates. A prática nada mais é que um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos específicos. Sempre enfatizando o uso do abdome, coxas, quadris e a parte inferior das costas.
A atividade visa o controle e a conexão entre o corpo e a mente, o que auxilia a recuperação de pessoas em condições patológicas e promove qualidade de vida para indivíduos saudáveis. É indicada para todas as idades, inclusive para gestantes.
Os exercícios são, geralmente, feitos em uma ordem específica, um após o outro, por meio de movimentos que exploram o próprio peso do corpo. Eles têm nomes como: o cem, o orador e o cisne. Apesar de parecerem simples, requerem muita precisão e controle.
As aulas de pilates levam, tipicamente, de 45 minutos a 1 hora e a recomendação é de que sejam praticadas alguns dias por semana, sem contraindicações em relação à prática diária. Seu nível de intensidade é de moderado à exigente e trabalha pontos como concentração e respiração.
Abaixo, os 5 motivos para você praticar pilates.
O pilates ajuda na perda de gordura localizada e contribui para a tonificação dos músculos, substituindo a gordura por massa magra. Uma vez que o abdome é uma das regiões mais fortalecidas pela prática, é possível conquistar uma barriga definida se combinar a atividade com uma alimentação saudável e exercícios aeróbicos como a corrida e a natação.
Muitas pessoas armazenam emoções, ansiedade e estresse no corpo, gerando má postura, apertamento e ranger de dentes, dores, espasmos musculares e até hipertensão. O pilates ajuda na metabolização dos hormônios do estresse, aliviando as tensões que se acumulam no organismo e promovendo uma rotina muito mais tranquila.
Semelhante à yoga, durante o pilates, você se move com total atenção e intenção. Você centra sua mente e foca na respiração, no alinhamento da coluna vertebral e pélvica e concentra-se em movimentos precisos do corpo, controlando-o. A prática consiste na liberação de tensão e na união de corpo e mente, o que promove um alto grau de autoconhecimento.
O pilates, assim como todas as formas de atividade física, fornece o benefício do aumento da energia. Quanto mais você se exercita, mais energia você tem! É simples: atividades físicas, como o pilates, favorecem a circulação e a respiração, estimulam os músculos e mantêm todo o seu corpo energizado ao liberar endorfina. Isso traz bem-estar e disposição para a execução de suas tarefas diárias.
O pilates trabalha todos os músculos em seu corpo de maneira uniforme, sem deixar algum grupo sobre ou sub treinado, mas buscando sempre o equilíbrio. Além disso, os exercícios praticados não geram o impacto que algumas atividades físicas causam.
O corpo forte e equilibrado que o pilates proporciona tem menor probabilidade de sofrer algum tipo de lesão, se comparado a um corpo desequilibrado. Tanto que o método é recomendado, muitas vezes, por ser uma ferramenta de reabilitação para prevenir e melhorar a dor nas costas sem a necessidade de medicação, por exemplo.
Praticar pilates é mais do que conquistar um corpo bonito e tonificado, é ter saúde para as tarefas diárias e uma mente muito mais tranquila. Esperamos que esse artigo te inspire a iniciar essa prática e aumentar sua qualidade de vida.
Se gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!