Existem diversos jeitos de pisar. Se você olhar agora o seu sapato a partir da região do calcanhar, pode ser que perceba um lado mais "gasto" da sola do que outro. Isso significa que há um desvio na sua forma de pisar, mas não se assuste pois isso é mais comum do que se imagina.

A pisada errada pode ser consequência de diversas causas: má postura, problemas congênitos, um desvio na coluna como a escoliose, fraqueza muscular entre outras. Ela também pode causar diversos problemas, especialmente articulares, provocando dores no joelho e quadril, por exemplo.

Veja abaixo quais são os tipos de pisada que existem e como é possível identificá-las.

Jeitos de pisar: saiba qual é o seu

Pisada pronada

Nesse tipo de pisada, a pessoa tende a descarregar maior parte do peso na parte medial do pé, ou seja, na lateral interna e também termina a passada com a ponta do hálux, popularmente chamado de "dedão do pé". Aqui, o pé faz uma rotação interna com maior intensidade.

Também pode haver a necessidade do uso de palmilhas, dependendo do caso. Como esse é um tipo bastante comum, muitas empresas já investem em tênis específicos para a pisada pronada.

Pisada supinada

Esse tipo é justamente o oposto do anterior. Enquanto que na pronada o indivíduo descarrega boa parte do peso na parte medial do pé, na supina, isso acontece na lateral externa. Aqui, o dedo que fica mais sobrecarregado é o 5º de do ou o dedinho do pé.

A pisada supinada é muito comum em pessoas que possuem o pé cavo. Neste caso, pode ser necessário o uso de uma palmilha que consiga corrigir essa distorção e equilibrar a descarga de peso. Além disso, é recomendado que o sistema de amortecimento seja analisado com mais atenção já que o pé supinado é mais rígido.

Pisada neutra

Está é a considerada normal já que é a mais aceitável por não provocar problemas musculares e articulares como os outros tipos descritos acima. Aqui, o peso do corpo, é distribuído pela base dos pés de forma igual, sem descarregá-lo em um único dedo.

Neste caso, não há muitas recomendações ou restrições para a escolha do tênis de corrida. Basta que tenha um bom sistema de amortecimento para reduzir o impacto entre as articulações gerado durante o exercício.

Mas como saber se o meu jeito de pisar é o correto?

Quando se tem uma pisada errada, é bastante comum que, com o passar do tempo, ela possa desenvolver algum tipo de lesão que, posteriormente, acaba se manifestando em forma de dor. É nesse momento que muitos vão ao médico ortopedista especializado e descobrem que esse é o motivo de tanto transtorno.

Muitos pacientes acabam sendo encaminhados para clínicas especializadas na confecção de palmilhas para a correção. Além disso, dependendo do quadro, algumas sessões de fisioterapia podem ser necessárias e também o uso de medicamentos caso haja algum processo inflamatório.

Você está sentindo alguma dor articular nos membros inferiores ou na coluna? Procure o médico e deixe que ele identifique qual é o seu tipo dentro dos diversos jeitos de pisar. Não se esqueça de comentar aqui qual é a sua experiência no assunto e compartilhá-la conosco!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: