Uma das maiores preocupações dos pais é a saúde dos filhos. Para isso, há algumas fórmulas: manter a criança sempre ativa, ter cuidados com a hidratação e, principalmente, incentivar uma alimentação balanceada e saudável. As crianças estão em pleno desenvolvimento, tanto motor quanto imunológico, por isso a importância de manter a atenção em seus pratos e lanches.

Quando o assunto é nutrição infantil muitas dúvidas aparecem. Pensando nisso, no post de hoje ensinaremos como melhorar a alimentação de seu filho e motivar as crianças a comerem melhor. Confira!

Por que uma boa alimentação é tão importante?

Uma boa alimentação é importante para todos os estágios da vida. Com uma alimentação balanceada desde cedo, há menos indícios de problemas de saúde no futuro. Fazendo a dosagem certa dos nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção da saúde, as crianças crescem de forma saudável e costumam até melhorar o rendimento escolar.

Qual o melhor momento para a introdução de alimentos saudáveis?

Assim que o bebê estiver liberado para sair da amamentação exclusiva, é recomendável que os alimentos oferecidos sejam saudáveis, o mais natural possível, para que eles se acostumem com diferentes gostos e texturas. Sopinhas, frutas, chás e sucos devem ser oferecidos para as crianças desde os 6 meses de vida. Atente-se para a qualidade dos alimentos oferecidos e opte pelos orgânicos.

Como os alimentos são novidades para a criança, a paciência e a persistência devem prevalecer. Para uma real rejeição alimentar, as crianças devem experimentar pelo menos 3 vezes cada alimento. Evite sopas com muitos legumes misturados, pois isso faz com que seus filhos não saibam o sabor real de cada alimento. O melhor é introduzir o alimento pelo menos 3 vezes para que a criança se adapte ao sabor.

Quais as dicas para motivar a nutrição infantil saudável?

Há diversas formas de motivar uma nutrição infantil saudável. Desde visitas às hortas até montagem de pratos. Separamos algumas dicas fáceis de serem colocada em prática.

Brique com as cores

As crianças adoram objetos coloridos. Sendo assim, ao montar o prato de seu filho, brinque com as cores. Coloque alimentos roxos, laranjas, verdes em apenas um prato. Isso chamará a atenção da criança.

Outra dica, para as crianças maiores, é montar gravuras como: palhaços, bichos, barcos, carros, árvores, ou seja, use a criatividade para que seu filho se interesse pelos alimentos. Isso incentivará o consumo dos alimentos saudáveis.

Cuidado com os falsos naturais

Sucos em caixinha e sopinhas enlatadas podem até parecer naturais, mas são um grande veneno. Cuidado com os falsos naturais, que na verdade são repletos de açúcar e conservantes.

Se o problema é a falta de tempo, opte por polpas de frutas e congele as sopinhas. Outra forma bastante usada é a fabricação de gelos com polpas de frutas e verduras.

Conhecimento é a base

O conhecimento é a base de várias descobertas. Quando seu filho conhecer e entender os benefícios dos alimentos, com certeza ele comerá com mais prazer.

Leve-o em fazendas que possuem frutas e verduras, mostre como elas nascem e isso despertará uma consciência maior sobre a alimentação saudável.

Cozinhe em família

Sempre que possível, cozinhe em família, deixe que a criança participe da preparação das refeições. Mostre a importância de cada alimento.

Por exemplo, quando você pede ao seu filho para pegar a cenoura, fale: "Vamos cozinhar essa cenoura para manter nossos olhos saudáveis!". Mas, tenha cuidado: com criança na cozinha, a atenção tem que ser redobrada.

Fique de olho nos exemplos

Os filhos sempre seguem os exemplos dos pais, não adianta fazer com que ele coma de forma saudável e não ter isso na rotina dos adultos.

Evite comprar guloseimas para as crianças — e também para os adultos. Quando uma família se alimenta de forma correta, dificilmente a criança seguirá por outro caminho.

A nutrição infantil completamente saudável pode levar alguns meses para acontecer, mas nada que a paciência e a persistência não resolvam. Os doces, biscoitos e chocolates podem ser oferecidos, mas com limites. E lembre-se: nada de substituir refeições por alimentos industrializados.

E você, gostou do post? Como faz diariamente para seus filhos comerem melhor? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: