A natação é considerada uma das modalidades esportivas mais completas e faz muito bem à saúde de pessoas de todas as idades. Mas nem sempre os benefícios da natação para jovens ganham o destaque merecido, não é mesmo?
Por essa razão, vamos apresentar 5 vantagens que a prática de natação representa e por que ela é um excelente esporte para crianças, adolescentes e jovens. Continue a leitura e veja que você terá motivos de sobra para incentivar seu filho a começar a nadar!
Uma das características da prática da natação é que ela não tem impacto, por ser um exercício praticado na água. Com isso, as articulações dos jovens em crescimento não são forçadas, o que possibilita que elas acompanhem o crescimento e o desenvolvimento dos músculos.
Por ser um esporte que traz uma sensação de leveza e de liberdade, a natação gera diferentes sensações aos jovens. Enquanto nadam, eles têm sentimentos mais positivos, ligados à independência e segurança.
Tais emoções são resultado da liberação de substâncias cerebrais conhecidas como “hormônios do bem”, que promovem o bem-estar geral, melhoram o humor e ajudam a elevar a confiança e a autoestima.
Nadar exige grande concentração, pois para manter o corpo leve e realizar os movimentos necessários é preciso conciliar respiração e movimentos corporais. Por isso, o nadador sente sua mente mais livre.
Ao se concentrar nos exercícios e pensar apenas na movimentação de seu corpo, ocorre, naturalmente, um desligamento de ansiedades ou de quaisquer preocupações que podem deixar o jovem estressado ou aflito. A natação promove a liberação de hormônios chamados endorfinas, que geram sensações agradáveis e que estimulam o relaxamento mental.
Jovens que residem nos grandes centros urbanos costumam enfrentar problemas respiratórios devido à alta concentração de poluentes. Por conta disso, é comum que essas pessoas sofram com doenças como asma, bronquite, rinite e outras associadas à poluição ambiental.
Entre os benefícios da natação infantil destaca-se a redução desses problemas de saúde, já que os músculos respiratórios são fortalecidos.
O ato de nadar requer movimentos corporais da cabeça, tronco, braços e pernas. Essa sincronia de movimentos é fundamental para ativar a frequência cardíaca devido ao trabalho respiratório exigido pela água. Como o coração precisa bombear sangue mais rápido, isso promove a melhoria da atividade cardíaca, o que influencia na saúde de crianças, adolescentes e jovens em fase de crescimento.
É muito importante destacar, desta maneira, que o estilo de vida moderno marcado pelo consumo exagerado de fast food e pela falta de exercícios físicos pode gerar resultados preocupantes, como o aumento de peso em crianças e adolescentes. Nesse sentido, os pais devem procurar estimular a prática da natação de crianças e adolescentes. Além dos benefícios já descritos, nadar ajuda a queimar calorias, promover a manutenção do peso ideal e restaurar a saúde, aumento da capacidade cardiorrespiratória e da resistência pulmonar, além de outros benefícios como a socialização, aumento de serotonina, promovendo uma qualidade de vida muita mais plena para o desenvolvimento pessoal.
Esse artigo foi elaborado com muito carinho, e o objetivo de nossa equipe é trazer esclarecimento e conteúdo relevante para você. Se você gostou deste artigo, não perca a oportunidade de conhecer nossa estrutura e metodologia, faça uma visita à nossa academia e converse com um de nossos professores. Aproveite que está em nosso blog e conheça também outras modalidades de nossa academia!
Busque manter hábitos de vida saudáveis e encontre uma atividade física que combine com você. Se você é pai ou mãe, aproveite para realizar a atividade juntamente com seu filho, isso certamente vai estreitar os laços entre vocês.