De acordo com o Censo 2010 feito pelo IBGE, cerca de 24% da população afirma ter algum grau de deficiência física ou mental. Isso significa que o Brasil possui quase 46 milhões de pessoas com deficiência (PCD). No entanto, pouco se fala sobre a importância dos exercícios físicos para PCDs.
Todos sabemos que ter uma vida ativa traz inúmero benefícios para a nossa saúde física e mental. Para as pessoas deficientes, os ganhos são ainda maiores! Ao contrário do que muitos acreditam, as PCDs podem e devem praticar algum tipo de atividade física.
Neste texto nós falaremos sobre os tipos de atividades que praticamente todas as pessoas deficientes podem fazer, dando uma ênfase especial para a natação. Continue com a leitura e entenda mais sobre a natação e exercícios para PCDs!
Os exercícios são capazes de aprimorar a força, a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora dessas pessoas. Em alguns casos, as atividades físicas podem até mesmo ajudar na reabilitação das PCDs, principalmente se a deficiência for provisória ou reversível.
No aspecto social, a prática de atividades físicas permite integração das pessoas deficientes em círculos sociais. Muitas pessoas com necessidades especiais têm dificuldade para manter uma vida social saudável por se sentirem um incômodo para os outros ou por terem medo de serem julgados — infelizmente, sabemos que existe ainda muita discriminação envolvendo pessoas com necessidades especiais.
Já no aspecto psicológico, os exercícios mostram para as pessoas com deficiência que elas são, sim, capazes de superar seus limites e realizar grandes feitos — o que, consequentemente, acaba melhorando a confiança e a autoestima dessas pessoas.
Vários tipos de esportes foram adaptados para pessoas com deficiência, como rugby, basquete e futebol. A maior vantagem dos esportes coletivos é que, como o próprio nome sugere, eles são feitos em grupo, sendo assim, eles permitem uma maior integração social entre pessoas que contam com a mesma vivência.
Além de trazer diversos benefícios para a saúde, como aumento da força e melhora das funções orgânicas, o esporte pode se tornar uma profissão para as pessoas deficientes com bom desempenho nas atividades.
Vale lembrar que neste momento de pandemia, o ideal é evitar qualquer tipo de atividade coletiva. Mas assim que a situação normalizar, elas são uma boa indicação!
Essas duas modalidades são conhecidas justamente por serem totalmente adaptáveis para pessoas com deficiência. Os exercícios, tanto do pilates quanto da yoga, trabalham o alongamento e a força dos músculos sem causar grandes impactos.
O pilates e a yoga são especialmente recomendados para pessoas com deficiência visual, pois os exercícios ensinam a pessoa a ter mais domínio do seu corpo e ajudam a ter uma noção melhor do espaço ao seu redor.
Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas com necessidades especiais também podem praticar atividades mais intensas como musculação. Esse tipo de exercício é especialmente recomendado para quem tem alguma deficiência nos membros, pois alguns grupos musculares podem estar mais sobrecarregados que os outros. Nesse caso, a musculação ajuda a reduzir a tensão sobre esses músculos e a diminuir as dores.
Conhecida por ser uma das atividades físicas mais completas que existem, a natação é um dos tipos de esportes mais indicados para PCDs. Pessoas com diversos tipos de limitações podem praticar esse esporte, como paraplégicos, deficientes visuais ou com paralisia cerebral.
É claro que a água representa um risco maior para as pessoas com deficiência e, por isso, o esporte deve ser praticado com o acompanhamento de um profissional. A natação traz para a pessoa deficiente benefícios como:
A atividade física é essencial na vida de todas as pessoas e isso não seria diferente para PCDs. Existem outros tipos de exercícios que podem ser praticados por pessoas com necessidades especiais, neste texto nós apenas citamos os mais recomendados por médicos e fisioterapeutas.
Gostou das nossas dicas? Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe já um comentário. Será um grande prazer conversar com você sobre natação ou exercícios para PCDs!