A procura por aulas de natação é normalmente muito maior no verão do que no inverno, sabia?! Neste texto, você verá que nadar no frio, na verdade, faz bem para a saúde.
Continue com a leitura e veja quais são os benefícios!
O inverno é o período mais seco do ano, além disso, o próprio frio promove a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos). Somando esses dois fatores, podemos afirmar que o inverno é responsável por agravar casos de problemas respiratórios, como bronquite e asma.
A natação é o esporte mais recomendado para crianças e adultos que sofrem com problemas respiratórios, no entanto, é justamente durante o período mais crítico do ano que as pessoas desistem desse esporte. Ao contrário do que muitos acreditam, a natação é muito benéfica durante o inverno, principalmente para pessoas com problemas respiratórios.
A umidade da água facilita a circulação do ar e o empuxo (uma propriedade física da água) ajuda a relaxar a musculatura das costas e do abdômen, ampliando o espaço dos pulmões e facilitando a inspiração. Já a pressão hidrostática ajuda os pulmões a esvaziarem — e essa é a principal dificuldade do asmático.
A natação não é o único esporte que é deixado de lado durante o inverno. Na verdade, é comum que as pessoas fiquem mais sedentárias durante o frio. Se você não quer perder o seu condicionamento físico, então não deixe de se exercitar só porque o frio chegou.
Todos sabem que a natação é um dos esportes mais completos que existe. Se você quer manter o seu condicionamento físico durante o inverno, as piscinas podem ajudar, pois os resultados com a natação aparecem mais rapidamente.
Além do aumento do sedentarismo, durante o inverno, as pessoas tendem a comer mais e abusar de alimentos gordurosos — consequentemente, os quilinhos a mais começam a aparecer.
Nesse quesito, um dos maiores benefícios da natação é promover um exercício intenso e de baixo impacto. Com apenas uma hora de aula, você será capaz de queimar até 700 calorias, o que é ótimo para quem quer emagrecer. Tudo depende da frequência e da intensidade das aulas.
Outro fato sobre o inverno é que todo mundo passa mais tempo dentro de casa deitado na cama ou sentado no sofá. Afinal, quem é que não gosta de assistir a um filme e ficar debaixo das coberturas em dias frios?
O único problema é que passar muito tempo nessas posições pode acabar prejudicando a sua postura e até mesmo causar dores nas costas. A natação também pode ajudar a resolver esse tipo de problema, uma vez que, para realizar os movimentos dentro da água, o aluno precisa manter a postura correta.
Primeiramente, busque academias que contam com piscinas aquecidas e cobertas, como a Boa Forma. Mas lembre que piscina não é ofurô hein?! E ela não pode ser muito quente para não gerar um choque térmico ao final da aula.
Se a sua vontade for de se jogar no mar por exemplo, opte pelo período mais quente do dia. Outra dica muito boa é fazer uma corrida de 10 minutinhos antes de entrar na piscina para aquecer o corpo.
Depois dessas dicas, você não vai mais precisar abandonar as suas aulas de natação no inverno. Se você tem problemas respiratórios, então, esse é um incentivo ainda maior para não abandonar as piscinas. Seja forte e continue com seus treinos!
Gostou das nossas dicas? Quer ler mais artigos sobre esportes e natação? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes como este!