Cada vez mais cresce o número de brasileiros interessados em praticar alguma atividade física. Fazer natação ou corrida são duas das opções mais escolhidas por eles. Os dois esportes são muito completos e trazem inúmeros benefícios aos praticantes. Mas será que eles geram os mesmos resultados?
Para ajudá-lo nessa dúvida, neste post, vamos falar sobre as vantagens de fazer natação e de correr. Acompanhe e descubra tudo o que as duas práticas têm de bom a oferecer!
O gasto calórico corresponde à quantidade de energia que o corpo utiliza para realizar um esforço. Durante um exercício, quanto mais oxigênio um músculo necessitar, maior é a queima de calorias.
Essa informação não é tabelada e varia muito. O gasto calórico depende do biótipo, da intensidade do exercício e da habilidade em realizar o movimento. Quem tem mais facilidade, acaba gastando menos energia.
Para comparar os dois esportes, então, é necessário utilizar como parâmetro, pessoas com o mesmo tipo físico e as mesmas habilidades. A intensidade também deve ser a mesma.
Nesse caso, se analisarmos duas pessoas com a mesma massa corporal, que corram ou nadem em uma intensidade moderada, a que estiver correndo gastará em média 40% mais calorias do que a pessoa que estiver nadando.
Tanto a natação como a corrida são esportes completos, que trazem muitas vantagens para aqueles que praticam. Vejamos a seguir quais são os benefícios de cada um.
As duas modalidades têm as suas particularidades. A natação é um esporte maravilhoso, pois além de oferecer a oportunidade de emagrecimento e ganho de força muscular, ela preserva as articulações, ossos e tendões.
Por outro lado, correr é muito mais simples! Basta ter um bom programa de treinamento, colocar os tênis e sair por aí. No caso da natação, é preciso ter uma piscina disponível, por isso o esporte acaba sendo, na maioria das vezes, com horário marcado, o que dificulta o comprometimento da pessoa.
A verdade é que as duas modalidades se diferem entre si e possuem os seus benefícios próprios. O mais interessante não é optar por uma ou pela outra, e sim acrescentar as duas na rotina de treinamentos.
A natação e a corrida não são exercícios opostos, eles se completam! Nada melhor do que cair em uma piscina, nadar e relaxar a musculatura cansada de uma corrida no dia anterior.
Não se esqueça de sempre consultar um profissional capacitado antes de realizar qualquer atividade física. Esse hábito é importantíssimo para que os treinos deem resultado e para que a pessoa execute os movimentos com segurança, evitando o risco de lesões.
Se você curtiu o nosso post e decidiu que vai correr e fazer natação, mas ainda tem algumas dúvidas, entre em contato conosco, que auxiliamos você nessa empreitada!