A natação de águas abertas é um desafio que mexe com o espírito competitivo dos nadadores. O fato de nadar em mar aberto é uma aventura para os amantes de esportes aquáticos. Porém, essa modalidade requer treinamento, preparo físico e mental do atleta, pois existem algumas particularidades que dificultam o trajeto.
Para que consiga conquistar os benefícios dessa atividade com segurança e bom desempenho, você deve conhecer alguns procedimentos. Preparamos este artigo especialmente para você que já anda curioso com o assunto. Acompanhe.
A natação de águas abertas é a modalidade de nado realizada em mar aberto, rios e lagos. No caso de percursos a partir de 10 km, recebe o nome de maratona aquática. Existem vários tipos provas, como travessias de canais com longas distâncias ou percursos menores, como os de 1,5 km de parte integrante do Triátlon.
A natação se originou nesses ambientes naturais, pois, no início, não existiam piscinas destinadas à natação como acontece atualmente. Havia tanques utilizados para criar peixes ou banhos públicos. Nos dias de hoje, tem ganhado força. No Rio de Janeiro, existem assessorias exclusivas para quem optar por essa modalidade.
Para obter conforto, segurança e bom desempenho em águas abertas, você deve usar alguns equipamentos nos treinos, tais como:
No início, o treino deve ser feito em piscinas. Nelas, você será orientado por profissionais a se aperfeiçoar, principalmente no crawl, pois esse é o tipo de nado utilizado em águas abertas. Outra dica é manter uma frequência de, pelo menos, três vezes por semana. No entanto, a partir de 3 km de prova, esse período deve ser aumentado.
Os treinadores também o ajudarão no aspecto emocional, pois as águas abertas podem criar certa ansiedade pela sua imensidão e imprevisibilidade, principalmente no caso de determinadas correntes marítimas.
Para você estar preparado para nadar em mar aberto, é necessário responder “sim” para as seguintes perguntas:
Se respondeu “não” para alguma das questões, aguarde e treine um pouco mais naquela que verificou a deficiência, afinal, aí pode estar a diferença entre o sucesso e o fracasso em uma prova de natação, ou no risco de ser afogar. Não tenha pressa, pois o único segredo é o treinamento.
Portanto, quando você decidir sair da sua zona de conforto e resolver nadar em mar aberto, nunca se esqueça de que a prática da natação de águas abertas exige que esteja sempre acompanhado. É essencial que busque ajuda profissional para não colocar a sua vida em risco e colher somente os benefícios dessa modalidade que é tão desafiadora.
Então, compartilhe este assunto com seus amigos e seguidores nas suas redes sociais. Quem sabe, eles ficam animados e resolvam te acompanhar nessa modalidade de nado!