Treinar nas férias, por que não? Para o nosso organismo, não existe diferença entre trabalho e lazer. Mesmo que em algumas situações haja mais gasto de energia do que em outras.

E os períodos de folga não foram feitos para manter o corpo parado. Afinal, essa máquina perfeita, que nos foi doada, precisa ser movimentada sempre, ou ela enferruja e desgasta antes da hora.

Pensando nisso, listamos 5 motivos para incentivá-lo a continuar os seus treinos mesmo nas férias e, assim, acabar com as desculpas e os falsos argumentos. Vamos lá?

1. Cuidar de si

Dizem que ”o trabalho enobrece o homem”, porém, para atingir essa nobreza, é preciso empenho e, às vezes, sacrificamos os momentos que deveriam ser dedicados às nossas atividades pessoais.

Assim, durante vários períodos do ano, talvez nos deixemos de lado. E treinar nas férias pode ser uma oportunidade para empregar o tempo disponível no cuidado com a saúde mental e corporal.

2. Comer sem culpa

Quando estamos de férias, o tempo é o nosso aliado e, dessa forma, podemos andar tranquilamente, visitar parentes e amigos etc. Nesses passeios, podemos sentir fome, mas o mais impressionante é que, em todos os lugares, alguém está sempre nos oferecendo algo para comer.

Nesse período, até podemos cometer alguns pecados da gula, que não ousaríamos no dia a dia, se aproveitamos o tempo das férias para treinar. Assim, tiramos o peso da “consciência” e queimamos as calorias extras.

3. Descobrir uma nova atividade

É comum, quando estamos algum tempo sem praticar esportes, nos matriculamos em uma academia e ir diretamente para a musculação. No entanto, existem outras modalidades que podem causar os mesmos benefícios dessa atividade, como a calistenia que utiliza apenas o peso do próprio corpo.

Então seja curioso e pense em alternativas para ficar em movimento. Combine com um professor uma aula sem compromisso, apenas como um teste para ver se você vai se adaptar a nova prática.

Com isso, você poderá aliar várias atividades, como natação e artes marciais. Assim, será possível trabalhar diferentes grupos musculares, emagrecer e obter maior resistência física.

4. Ter flexibilidade de horário

Quando estamos em nossa rotina corrida de trabalho, os compromissos que assumimos nos obrigam a optar por períodos fixos de treino e, em muitas ocasiões, precisamos até mesmo faltar à academia.

Já nas férias, podemos nos dar ao luxo de escolher qual vai ser a melhor hora para praticar as nossas atividades físicas.

5. Não perder o ritmo dos treinos

Para atingirmos bom desempenho em qualquer atividade física é preciso tempo, paciência e muita persistência. Conforme o condicionamento físico dos indivíduos e o tipo de esporte, os resultados podem levar meses ou até anos para gerar os seus frutos.

Os exercícios físicos são considerados ingratos, pois você pode treinar durante um ano e, se ficar afastado por alguns dias, perceber que está mais lento, sem flexibilidade, ou seja, travado. Então, para evitar isso, o aconselhável é treinar inclusive nas férias.

Portanto, sabendo que não faltam motivos para treinar nas férias e que esse pode ser um dos períodos interessantes para aproveitar as atividades físicas em dia, chega de desculpas! Vamos malhar!

Gostou do assunto? Continue no nosso blog e assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. Até breve!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: