Uma das coisas que as crianças mais gostam de fazer é brincar. Pode ser com um brinquedo novo, correndo ou usando a imaginação, o que não falta é energia. O problema é que, com a falta de segurança pública e a facilidade dos eletrônicos, muitas crianças trocam as brincadeiras com movimentos por um tempo em frente às telas. Com isso, elas se movimentam menos, porém, as atividades físicas para crianças não deixam de ser muito importantes.

O exercício ajuda a criança a promover a coordenação motora, a socialização, o desenvolvimento cognitivo e a melhora da aprendizagem. Um estudo publicado na Frontiers in Physiology comparou o desempenho de crianças italianas em diferentes disciplinas. Os pesquisadores verificaram que o exercício físico influenciou positivamente a performance delas em todos os testes.

Conhecendo a importância dos exercícios, vamos ver quais são as melhores opções de atividades para as crianças. Acompanhe a leitura!

Quais são os exercícios mais indicados?

Na hora de escolher uma atividade, é interessante levar em consideração a habilidade da criança e o gosto pessoal, para ser um momento prazeroso para ela. Vamos conhecer algumas atividades abaixo.

Natação

A natação é considerada um esporte completo, pois trabalha força e condicionamento cardiovascular. Além disso, trabalha a coordenação motora e ajuda a melhorar a respiração e a socialização. Apesar de ser um esporte individual, as aulas são feitas em grupos, o que possibilita o contato com outras crianças.

Esportes coletivos

Futebol, vôlei, basquete e outros esportes coletivos são muito interessantes para os pequenos. Cada esporte tem sua particularidade, mas, no geral, todos trazem melhoras em questões de força, capacidade aeróbica e coordenação motora. Uma das grandes vantagens é o aprendizado do coletivo e do trabalho em equipe.

Judô e lutas

O judô e outras artes marciais também são uma excelente opção. O maior benefício que trazem para as crianças tem relação com a disciplina e a concentração. Além disso, elas aprendem a lidar com as diferenças e compreendem que a luta e a violência não são uma forma de comunicação e de resolução de problemas. Além dos benefícios sociais e psicológicos, ainda é possível notar uma melhora das capacidades físicas, como força e flexibilidade.

Jogos e brincadeiras

O momento de lazer e as brincadeiras de crianças também são atividades físicas. Correr, pular corda, jogar amarelinha e tantas outras brincadeiras também estimulam a coordenação motora, a socialização, o pensamento estratégico e o raciocínio lógico. Uma quadra, áreas recreativas do prédio ou qualquer espaço livre podem se transformar em um local para brincadeiras e aprendizados para a criança. Basta usar a imaginação e variar as atividades.

O que deve ser evitado?

O principal cuidado que deve ser tomado na prática de atividades físicas com as crianças é em relação à segurança. As prioridades são a ludicidade, a saúde e o desenvolvimento da criança — a performance vem em segundo plano. Nem mesmo pense em objetivos estéticos, já que não são uma preocupação para essa fase.

É preciso respeitar os limites de cada criança, para evitar lesões e não prejudicar o desenvolvimento. Um exemplo disso é a musculação. Ela é uma atividade que pode ser feita por crianças mais velhas, a partir de 9 anos. A ressalva feita é em relação aos pesos utilizados. O foco dessa fase é melhorar a coordenação motora e ter ganhos de força, mas não hipertrofia. Por isso, o treino deve ser diferenciado, com exercícios multiarticulares e dando preferência ao peso do próprio corpo.

Agora, você já conhece os benefícios das atividades físicas para crianças, quais são as melhores opções e os cuidados a serem tomados. Na hora de matriculá-las em uma academia ou escolinha, procure uma com profissionais qualificados, que ofereçam uma estrutura diferenciada — como um banheiro infantil — e responsabilidade com elas.

Se você achou este conteúdo interessante, assine nossa newsletter. Assim, poderá ficar por dentro de tudo o que acontece na academia e de novos conteúdos do blog!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: