A gestação é uma etapa muito esperada para a maioria das mulheres. Nessa fase, o corpo feminino passa por diversas transformações e, por isso, praticar atividades físicas é tão importante. Uma forma de se exercitar sem trazer prejuízos para mãe e filho é por meio da hidroginástica para gestantes.

Ficou curiosa? Então continue lendo este post e saiba o que é hidroginástica, por que ela é ideal para as grávidas e quais são os cuidados necessários!

O que é hidroginástica?

É um treino aeróbico praticado dentro de uma piscina com a utilização de alguns equipamentos para auxiliar nos exercícios. Durante a atividade, a água deve bater na altura do ombro para que as pessoas sintam-se bem apoiadas, seguras e firmes e, também, para não danificar a coluna e os membros superiores.

Como funciona a hidroginástica para gestantes?

Nas aulas específicas para grávidas, as mulheres são orientadas em exercícios de alongamento, aquecimento e condicionamento aeróbico com a finalidade de trabalhar toda a musculatura. Atividades de respiração também são propostas pelos professores para melhorar a circulação e proporcionar o relaxamento.

Durante os treinos, a maior parte dos exercícios pode ser realizada com segurança. Entretanto, devem-se evitar alguns movimentos no decorrer da gravidez, como:

  • saltos, para que o tronco não saia muito da água;
  • elevação frontal de joelhos, para não comprimir as duas veias que dão suporte de sangue para o bebê;
  • movimentos que pressionem o estômago e a região abdominal.

Por que essa atividade é ideal para gestantes?

Os exercícios realizados dentro da água eliminam a força da gravidade, o que reduz a sobrecarga nas articulações e o risco de lesões. Como no período gestacional a barriga está cada vez maior, as aulas de hidroginástica proporcionam mais leveza e mobilidade para a mulher.

Outra vantagem da prática dessa atividade aquática é o fortalecimento dos músculos, incluindo os do períneo, que são importantes para o parto normal. Do mesmo modo, a tonificação da musculatura da coluna é imprescindível para aliviar dores, desconfortos e garantir maior equilíbrio. Há, inclusive, uma melhora na flexibilidade e na elasticidade dos músculos.

Além disso, os exercícios na água massageiam os gânglios linfáticos como se fosse uma drenagem natural, contribuindo para reduzir o inchaço. A água também proporciona o relaxamento, a diminuição do estresse e da ansiedade e a melhoria da qualidade do sono.

A hidroginástica para gestantes ainda traz outros benefícios, como controle do ganho de peso, aumento da energia, diminuição de edemas, melhora no humor, prevenção de diabetes gestacional, varizes e prisão de ventre. Há ainda vantagens emocionais, pois o contato com outras grávidas contribui para que as mulheres compartilhem suas dúvidas, inseguranças e experiências.

Quais cuidados são necessários?

A hidroginástica, assim como outros exercícios, é indicada a partir do terceiro mês de gravidez e, na maioria das vezes, pode ser praticada até o final da gestação. É fundamental procurar uma academia que inclua uma equipe qualificada e uma boa manutenção das suas instalações. Também é necessário que as turmas sejam pequenas para garantir que o instrutor esteja sempre atento aos movimentos das gestantes.

Ainda é importante destacar que, antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso consultar um obstetra e fazer o acompanhamento durante todo o período gestacional.

Viu como a hidroginástica para gestantes é essencial para manter a saúde e o bem-estar? Para receber mais conteúdo como este, assine a nossa newsletter! E não se esqueça: gravidez não é motivo para ficar parada.

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: