Vivemos em uma época em que o entretenimento virtual e eletrônico está substituindo experiências reais, por isso é cada vez mais raro ver crianças saírem de casa para brincar ou praticar esportes, como a nossa geração fazia antigamente.

O sedentarismo infantil é um problema grave que vem chamando a atenção dos pais e especialistas da área da saúde. A prática de esportes durante a infância é de extrema importância, visto que é durante essa fase da vida que o corpo humano desenvolve habilidades físicas e sociais.

No entanto, quando falamos sobre esportes infantis, os pais sempre ficam na dúvida sobre qual atividade escolher para as suas crianças. Se você quer incentivar o seu filho a ter uma vida mais saudável, continue com a leitura e veja quais são os esportes mais recomendados para crianças.

Natação

A natação é um esporte recomendado para pessoas de todas as idades, no entanto, a prática dessa atividade é ainda mais indicada durante a infância. As crianças costumam se adaptar bem ao esporte e até quem tem medo de água acaba se apaixonando pela natação após algumas aulas. Os benefícios dessa atividade para as crianças são diversos, mas podemos ressaltar os mais relevantes, como:

  • ajuda no crescimento da criança e no desenvolvimento motor e cognitivo;
  • melhora o funcionamento do sistema respiratório;
  • proporciona mais flexibilidade;
  • ativa a memória.

As crianças podem começar a praticar o esporte desde muito cedo. Alguns pediatras recomendam a natação a partir dos 4 meses de vida, outros indicam esperar até o sexto mês para que o bebê esteja com a imunidade mais alta.

Judô

Existem vários tipos de lutas que são recomendadas para as crianças, como capoeira, karatê e taekwondo. Uma das modalidades que mais se destaca entre os pequenos é o judô. Crianças a partir dos 4 anos de idade podem começar a praticar o esporte, no entanto, elas apenas participarão de atividades mais leves que estimulem o desenvolvimento motor. Somente depois dos 6 anos é que os pequenos começam a aprender golpes e fundamentos da luta.

Além de fazer bem para o corpo, o judô ensina as crianças a serem mais gentis, honestas e disciplinadas. O esporte é regido por um Código Moral, sendo assim, todos seus praticantes devem cumprir a perspectiva filosófica da luta. Se o seu filho é uma criança que dá trabalho, então essa é a melhor opção de esporte infantil.

Futebol e futsal

O futebol e o futsal são extremamente populares no Brasil, por isso não é difícil encontrar crianças que queiram praticá-los. É muito importante que seu filho queira praticar o esporte por vontade própria, afinal, tudo o que é feito por obrigação não dura muito tempo.

Essas atividades auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras, como locomoção, equilíbrio, reflexos e coordenação. Como o futebol e o futsal são exercícios intensos, eles melhoram o metabolismo e estimulam o sistema cardiorrespiratório. São esportes ideais para crianças que precisam perder peso.

Balé

A dança é uma atividade divertida que proporciona uma melhor interação entre as crianças. O balé, assim como qualquer outra modalidade de dança, é indicado para crianças muito tímidas que precisam aprender a socializar e desinibir.

As vantagens do balé é que ele consegue desenvolver a concentração dos pequenos e discipliná-los durante a primeira infância. Além disso, a dança fortalece o corpo e melhora a flexibilidade.

Como dissemos, existem vários tipos de esportes infantis. O ideal é que você escolha uma atividade que o seu filho tenha vontade de praticar, assim, você evita que ele abandone o esporte pouco tempo depois de começar. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de procurar por uma academia com profissionais especializados para acompanharem os seus filhos.

Gostou deste texto? Está procurando por uma academia de confiança que trabalha com profissionais qualificados? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: