Você sabia que é possível utilizar a dança para perder peso? Mais do que uma forma de expressão de arte, dançar também pode ser visto como uma atividade física que ajuda no emagrecimento e tem uma série de benefícios para o corpo e a mente.
Neste post, além de citarmos as vantagens da prática da dança como exercício físico, mostraremos alguns dos tipos mais utilizados nas academias. Confira!
Para provar que a dança pode ser muito mais que uma simples atividade divertida e de recreação, separamos algumas das vantagens que a sua prática oferece. Confira!
Qualquer tipo de exercício físico é capaz de liberar neurotransmissores relacionados ao prazer — como a ocitocina, dopamina e a serotonina —, e as sensações de bem-estar permanecem no corpo e no cérebro durante horas após a prática. A diferença em relação à dança é que ela exige que a mente esteja 100% focada na atividade para que seja possível realizar todos os passos e a coreografia.
Com isso, o praticante se desliga automaticamente de todas as preocupações e de qualquer tipo de pensamento que não seja relacionado ao momento. Assim, é possível que os sintomas tanto de ansiedade quanto de depressão diminuam.
Um dos maiores benefícios de quem pratica a dança, além da perda de peso, é o fato de conseguir ter pleno domínio do corpo. Isso porque os movimentos realizados ajudam e aperfeiçoam a coordenação motora, a consciência corporal como um todo e a agilidade.
Além disso, a postura se torna automaticamente mais alinhada e há o aumento da autoaceitação da imagem corporal, principalmente pela maioria das aulas ser realizada em frente ao espelho. Ou seja, além do corpo, a mente também é trabalhada.
Como é um tipo de exercício que, geralmente, não é feito sozinho — e as modalidades de dança individual são feitas em grupos —, a interação com outras pessoas aumenta. Esse é um ótimo benefício, pois além de trabalhar o corpo, os praticantes têm a possibilidade de conhecer pessoas novas, o que é sempre bom. Além disso, como terão uma atividade em comum, ficará mais fácil manter um círculo de amizade com esses novos conhecidos.
Um dos ritmos mais procurados com a intenção de perder peso, a zumba é um tipo de treino onde os participantes se movem ao som de uma mistura de vários ritmos musicais latinos, como o merengue, o mambo e a salsa. Os movimentos são utilizados para trabalhar as pernas, braços, abdômen, panturrilha, a parte posterior das coxas, os glúteos e o quadríceps.
Criada por Beto Perez nos anos 90, a prática surgiu como um improviso. O professor esqueceu o material da aula e, para improvisar, colocou uma fita cassete para tocar com algumas latinas e arriscou uma mistura de passos de dança aliados a movimentos aeróbicos. As coreografias divertidas logo caíram nas graças dos alunos, que começaram a lotar a aula do professor.
A maior vantagem dessa modalidade de dança é o fato dos músculos serem trabalhados de forma integrada — ao contrário da musculação, onde são exercitados de forma isolada. Isso faz com que áreas diferentes do corpo sejam trabalhadas e estimuladas ao mesmo tempo, auxiliando na queima de calorias.
Como você pode perceber, utilizar a dança para perder peso tem várias outras vantagens além dos benefícios em relação ao corpo. Porém, é preciso escolher muito bem o local para realizar essa prática, e a Academia Boa Forma é uma das melhores opções quando o assunto é trabalhar o corpo com equilíbrio. Além de contar com profissionais altamente qualificados, as aulas são ministradas de forma dinâmica e descontraída.
Interessou-se por alguma modalidade? Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços! Temos certeza de que podemos ajudá-lo a conquistar seus objetivos.