A prática de atividades físicas é muito benéfica e recomendada para todas as idades — basta adaptar o exercício à idade e à resistência física de cada pessoa. Para as crianças, não é diferente: mexer o corpo faz bem e ter uma rotina de exercícios traz inúmeras benfeitorias para o corpo e para a mente. As atividades físicas para as crianças são altamente recomendadas para manter a saúde e o peso em dia e ajudar a criar o senso de disciplina e de coletividade nos pequenos.
No post de hoje, você vai conhecer os benefícios específicos de algumas atividades físicas para as crianças e saber como cada uma delas pode ajudar no desenvolvimento do seu filho. Continue a leitura e saiba mais sobre cada esporte na infância!
Considerado um dos exercícios mais completos, a natação é uma excelente escolha para as crianças. Ela trabalha a parte respiratória, diminuindo sintomas de problemas alérgicos como asma e rinites, muito recorrentes em crianças. Nadar também ajuda no fortalecimento dos músculos simultaneamente, o que é excelente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e crescimento.
Essa modalidade ainda ajuda a melhorar a postura, o desenvolvimento motor, a circulação sanguínea e auxilia no controle do peso, já que os músculos dentro da água trabalham ainda mais que nas atividades em terra, obtendo um gasto calórico maior que muitos outros esportes.
O Judô é um exercício que pode ajudar muito a criança em seu desenvolvimento como praticante de atividade esportiva e também no quesito pessoal. Trabalhando técnicas e golpes, o esporte ajuda no fortalecimento dos músculos, no gasto calórico e, principalmente, na prática da concentração, já que não é sempre o mais forte que vence a luta, mas sim o mais focado em analisar o adversário.
O Judô pode ser muito importante para desenvolver, desde cedo, a disciplina, o respeito e a concentração.
O tênis é uma ótima modalidade para o desenvolvimento físico da criança. Sua prática ajuda a melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora, força, flexibilidade e velocidade. Ela também ajuda no fortalecimento da musculatura e na manutenção ou perda de peso, já que é um exercício que estimula a corrida e o movimento dos braços com a raquete.
O esporte também ajuda a criança a desenvolver o raciocínio lógico — ao analisar o oponente e as angulações da bola. Além disso, o tênis trabalha a concentração, já que as competições acontecem entre uma ou duas pessoas, portanto, é preciso ficar atento a todo momento.
A dança é uma forma de arte que permite a movimentação do corpo e, por isso, pode ser duplamente benéfica para as crianças. Essa atividade ajuda a trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e o ritmo, além de ser uma atividade aeróbica eficiente e na medida certa para que os pequenos possam manter a saúde em dia.
As atividades esportivas que permitem a formação de um time são excelentes para crianças. Em uma equipe, a criança pode começar a desenvolver seu senso de coletividade, percebendo que somente com o empenho de cada um do time é possível vencer e ter sucesso. Essa máxima pode ser levada para a vida toda e ajudar muito no crescimento pessoal.
Seja qual for o esporte escolhido, as atividades físicas para crianças devem ser sempre estimuladas pelos pais até que se transformem em um hábito na vida dos filhos. Praticar esportes traz saúde para o corpo como um todo, além de também ajudar a exercitar o cérebro e a praticar a coordenação, o espírito de equipe, a amizade e o respeito.
E então? Seu filho já escolheu qual é seu esporte favorito? Tem mais informações valiosas sobre os esportes na vida das crianças? Deixe suas respostas abaixo, em um comentário, e contribua com mais dicas e com suas experiências!