Dormir melhor é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida. Pessoas que não conseguem uma boa noite de sono tendem a ter problemas de concentração e memória, podem sentir dores de cabeça ao longo do dia e, é claro, ter o humor totalmente alterado devido à falta de descanso.

As atividades físicas, principalmente aquelas praticadas na água, são grande aliadas no combate à insônia. A seguir, explicaremos por que esportes aquáticos, em especial a natação, proporcionam uma melhor noite de sono aos seus praticantes.

Quer saber como dormir melhor? Então continue com a leitura!

Combate à ansiedade

A ansiedade é um dos principais causadores da insônia. Já aconteceu de você deitar na cama e ficar rolando de um lado para o outro sem conseguir se concentrar para dormir? Essa inquietação é causada pela ansiedade e pelo excesso de estresse durante o dia.

Outros sintomas muito marcantes da ansiedade são a taquicardia e a respiração acelerada. Se você sente que não consegue encher os seus pulmões de ar em momentos estressantes, provavelmente você está passando por uma crise de ansiedade. A boa notícia é que um dos principais benefícios da natação é o maior controle da respiração. É claro que pessoas com transtorno de ansiedade generalizada precisam se tratar corretamente com remédios e a ajuda de profissionais, mas a natação pode ajudar a melhorar os sintomas.

Relaxamento dos músculos

Pessoas que estão sempre sob estresse tendem a ficar com nódulos musculares, isso acontece porque todo o nosso corpo se contrai quando estamos passando por momentos desgastantes. Para conseguir adormecer, o corpo precisa relaxar primeiro. Se você é uma pessoa muito estressada, provavelmente não vai conseguir relaxar naturalmente na hora de dormir.

A natação é uma atividade física com função calmante. Pode não parecer, mas as atividades aquáticas exigem muito esforço, o que acaba provocando o cansaço corporal. É por isso que as pessoas se sentem mais cansadas e calmas depois de passar um longo período dentro do mar ou da piscina. Além disso, vale lembrar que estar na água é extremamente relaxante, pois o efeito do empuxo alivia o peso do corpo.

A temperatura das águas também ajuda no relaxamento dos músculos, portanto, se a sua intenção é praticar natação para ficar mais calmo, dê preferência para as piscinas de água aquecida. Vale a pena ressaltar que a água aquecida também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e o transporte de oxigênio.

Liberação de hormônios de prazer

Durante a prática de atividades físicas, o nosso cérebro produz substâncias que são conhecidas como hormônios do prazer, sendo eles: endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina. Eles são conhecidos como hormônios do prazer por promover a sensação de felicidade e tranquilidade. É por isso que sentimos um bem-estar gostoso após praticar atividades físicas.

Nadar no final da tarde ou no início da noite ajuda a ter uma boa noite de sono porque a liberação desses hormônios servirá como um sonífero natural para o seu corpo. Lembre-se que durante as atividades físicas nosso organismo também produz adrenalina, por isso não é recomendado se exercitar muito perto da hora de dormir.

Para ter uma vida saudável não basta apenas comer bem e fazer exercícios, ter um descanso adequado é extremamente importante para o bem-estar físico e mental. Agora que você já sabe como dormir melhor, venha conhecer a Academia Boa Forma e comece a nadar!

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais conteúdos sobre saúde e bem-estar? Então assine já a nossa newsletter e receba periodicamente mais textos como este!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: