Mais um ano está acabando e você ainda não conquistou o corpo perfeito? Não desanime! É normal que as promessas feitas durante o réveillon percam alguma força ao longo dos meses. Isso ocorre porque apenas ter vontade de mudar não é suficiente. É preciso se planejar e estabelecer, com clareza, as metas de ano novo.
Para evitar que a ansiedade seja um obstáculo na conquista do corpo dos seus sonhos, é fundamental que as suas metas sejam definidas com detalhes. Só assim você pode garantir que manterá a disposição ao longo dos doze meses de 2019.
Neste post, vamos ver como fazer isso de forma prática. Acompanhe!
Estabelecer metas para o próximo ano é praticamente uma tradição de ano novo. Mas se você perguntar quem conseguiu cumprir a lista vai perceber que pouca gente atingiu os 100%. Isso acontece por um fato bem simples: a maior parte das pessoas não sabe como estabelecer metas!
Uma meta precisa ser mensurável, específica, temporal e atingível. Vamos conhecer mais sobre essas características?
Uma boa meta é quantificável. Se você coloca como objetivo emagrecer em 2019, qualquer quilo a menos na balança já atingiu sua meta. É necessário estabelecer quanto você quer emagrecer. Pode ser por quantidade de quilos, pelas medidas corporais ou seguindo uma peça de roupa. O importante é que sua meta tenha uma medida de acompanhamento.
É preciso saber onde você está agora e aonde deseja chegar. Vale pesar, tirar medidas e guardar fotos. Esses dados servirão como análise e motivação durante a sua jornada em busca do corpo perfeito.
Para atingir o corpo ideal, sua meta precisa ser específica. Escreva em um papel como se caracteriza esse corpo e o que você deseja mudar. Assim, será possível ver exatamente aonde quer chegar.
Por exemplo, se seu objetivo é “ter um corpo perfeito”, como é esse corpo? Ele é mais magro, é mais definido ou tem mais músculos? Uma meta genérica não ajuda a traçar um caminho para alcançá-la. Afinal, ela não tem um destino final exato.
Para garantir o sucesso da sua meta, ela precisa de um prazo de validade. Determine um tempo para atingir seu objetivo. Pode ser o prazo de um ano, ou até menores do que esse.
Uma sugestão bacana é ter um objetivo maior, como perder 12 kg em um ano, além de objetivos menores que levam você ao maior, como perder 1 kg por mês. Imagine que está diante de uma escada e que terá de subir um degrau por vez.
Uma meta atingível é nada mais do que uma meta realista. É o famoso “dá pra fazer”. Ao estabelecer uma meta impossível de atingir, você pode desanimar no meio do caminho e deixá-la de lado.
Por exemplo, planejar perder todos os quilos extras em apenas um mês é uma meta exagerada, que pode afetar a saúde. O ideal é manter a calma e se lembrar de que metas a longo prazo trazem resultados duradouros, enquanto mudanças rápidas de peso costumam ser passageiras.
Por outro lado, sua meta não pode ser fácil demais. É preciso encontrar um equilíbrio entre o possível e desafiador.
Agora que você sabe como definir uma boa meta, a pergunta é: como garantir que ela será realizada? A motivação é um dos segredos para conseguir levar em frente seu objetivo. A determinação é outro. Quando a motivação acaba ou esfria, a determinação faz você continuar.
Aproveite o momento de pensar e definir as metas de 2019 para analisar como foi 2018. Observe quais metas você não conseguiu atingir, pense nos motivos que levaram a isso e no que você pode fazer para mudar em 2019, caso ainda seja uma meta que você quer conquistar.
Esse tempo de reflexão é uma oportunidade de identificar os erros e evitar cometê-los novamente. Além disso, pode ser bem útil para avaliar seu crescimento. Algumas metas que você estabeleceu para 2018 talvez não façam mais sentido na sua vida.
Comece devagar, tanto na dieta quanto no exercício, e vá aumentando o ritmo ao longo dos meses. A vantagem de definir metas de ano novo para o seu corpo é que você pode colocar no papel o que espera conquistar a cada mês e evoluir aos poucos.
Se o seu tempo livre é curto, você pode aproveitar uma tarde no parque com a família aos domingos, ou acordar um pouco mais cedo a cada dia e se exercitar em casa antes de começar a sua rotina. O importante é sair do sedentarismo. Após criar o hábito de praticar atividades físicas, você pode procurar uma academia e intensificar os treinos.
Você pode ter uma agenda ou um caderno apenas para esse acompanhamento. Assim, conseguirá ficar de olho nas mudanças do seu corpo e saberá se está no caminho certo. E não se esqueça de comemorar cada vitória!
Mas só lembrando: não vale comer doces para comemorar que emagreceu, hein?! Tratar a comida como premiação pode promover o acúmulo de gordura abdominal e ser um risco para a saúde. É melhor vibrar pelas suas conquistas com um passeio em família ou comprando roupas novas, por exemplo.
“A motivação é o que nos faz começar, o hábito é o que nos faz continuar.”. Criar um hábito é essencial para garantir o sucesso. Para conquistar o corpo dos sonhos, você vai precisar fazer atividade física e dieta. Se isso não virar um hábito, dificilmente você alcançará sua meta.
Não adianta muito fazer um treino longo uma vez por semana e se entregar ao sedentarismo durante os outros dias. O mais importante é manter a frequência das atividades físicas na sua rotina.
Planeje 2019 colocando a sua saúde como prioridade. O ano que começa é uma oportunidade para criar hábitos melhores. Vale trocar o elevador pela escada, acordar meia hora mais cedo a cada dia, trocar os produtos industrializados por opções naturais e investir em boas noites de sono.
Se uma das suas metas de ano novo é ter um corpo perfeito e uma vida mais saudável, acesse o nosso site e conheça mais sobre a Academia Boa Forma. Conte com a gente para tirar suas metas do papel!