A melhor forma de ter uma vida saudável é com uma rotina de atividade física. Os exercícios melhoram o sono, ajudam a emagrecer, previnem doenças, retardam o envelhecimento e muito mais.

Todos já conhecem a imensa lista de benefícios de movimentar o corpo, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades em criar uma rotina de atividades físicas. Elas alegam que não se exercitam com frequência devido à falta de tempo ou de motivação.

Caso você tenha se identificado com a situação descrita acima, continue a leitura! Neste conteúdo, vamos apresentar ótimas dicas para criar sua rotina de atividade física e segui-la com firmeza.

1. Faça uma atividade física prazerosa

O intuito da prática de atividades físicas não se limita a exercitar o corpo: esse é um momento que precisa ser prazeroso e fazer bem à sua mente. Se você começar a praticar algo com o qual não se identifica, logicamente sua rotina de exercícios vai se tornar um fardo e você vai desistir de cumpri-la.

Escolha uma atividade que seja compatível com suas necessidades e vontades. Caso não se identifique com as atividades pesadas, como musculação, opte por uma que seja mais calma e relaxante, como o pilates.

Não existe um tipo de exercício que seja melhor do que o outro — cada um tem suas vantagens e todos fazem bem para o corpo. O importante mesmo é não deixar de se exercitar e sentir bem.

2. Opte por exercícios em grupo

Fazer exercícios sozinho pode ser um pouco desestimulante. Se você é do tipo que gosta de ter uma boa companhia ao seu lado para realizar qualquer tarefa, então comece a praticar as atividades físicas com seus amigos.

Os exercícios em grupo são mais prazerosos porque você não fica focado apenas na atividade em si: a companhia dos colegas servirá como um alívio para esse momento tão intenso e difícil. Outro benefício de se exercitar em grupo é que uma pessoa acaba incentivando a outra a continuar.

É normal querer desistir, afinal ter uma rotina de atividades físicas não é fácil. Mas, se você estiver em grupo, seus colegas não vão deixá-lo fazer isso. Assim, corre-se menos riscos de abandonar a rotina saudável!

3. Adapte sua rotina de exercícios à dos seus filhos

As crianças também devem ter uma rotina de exercícios. Aproveite o tempo livre que você tem enquanto seu filho pratica alguma atividade física (como natação, dança e luta) para se exercitar também! Se possível, os dois devem frequentar a mesma academia, para que fique mais fácil conciliar os horários do pequeno com sua rotina de exercícios.

Algumas mães ficam preocupadas por terem que deixar os filhos sozinhos enquanto realizam suas atividades e, por isso, não conseguem fazer os exercícios corretamente. Estando na mesma academia do seu filho, porém, você não terá esse tipo de preocupação.

4. Não foque apenas na perda de peso

A grande verdade é que a maioria das pessoas que começa a se exercitar tem como objetivo a perda de peso. Mas essa não é a única consequência boa que os exercícios proporcionam ao nosso corpo, então o ideal é não focar só em emagrecer.

Muitas pessoas desanimam de suas rotinas de exercícios porque não estão emagrecendo e, por isso, acham que não estão conseguindo bons resultados. Mas vale lembrar que os resultados demoram a aparecer, afinal a atividade física é um investimento a longo prazo — e não uma receita milagrosa. Então, tenha paciência e não desista!

Por último, também é importante buscar uma academia que ofereça vários tipos de atividades. Caso você se canse de praticar pilates, pode mudar para o yoga, por exemplo. Variar os exercícios é fundamental para não deixar a rotina de exercícios de lado.

Monte sua atividade física

Depois de todas as nossas dicas, temos certeza de que você vai conseguir criar uma rotina de atividades físicas. Com o tempo, os exercícios vão se tornar apenas algo normal do cotidiano.

Quer começar a se exercitar o quanto antes e está à procura de uma boa academia? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a academia Boa Forma!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: