Entre as atividades físicas mais indicadas para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, a natação é um dos exercícios mais completos, pois trabalha a musculatura, as articulações, a capacidade cardiorrespiratória, a noção de espaço e ritmo e a estabilidade postural.
Por essa razão, o esporte é uma excelente alternativa para amenizar problemas respiratórios, favorecer o crescimento e estimular a socialização dos pequenos.
O recomendado por especialistas é esperar que a criança complete 6 meses de vida para introduzi-la nas aulas de natação. Dessa idade em diante, o risco de entrada de água no ouvido e de desenvolvimento de infecções diminui e a atividade pode ser praticada sem receio sob a orientação de um profissional.
A partir dos 8 anos, além dos conhecimentos básicos sobre respiração, sustentação e braçadas, os alunos começam a aprender noções de ritmo (forte e fraco) e de tempo (metragens e séries), passando a ter mais consciência dos estilos de nado (crawl, costas, peito e borboleta) e das técnicas, saídas e viradas.
Confira abaixo a lista que preparamos com algumas das principais benfeitorias do esporte para a saúde de seus filhos.
A água é aproximadamente 12 vezes mais densa que o ar, por isso, o esforço do corpo na piscina é maior que em outras atividades. Essa grande resistência que o meio líquido oferece intensifica os processos de tonificação dos músculos e de ampliação da força.
Por ser uma atividade física livre de impacto, a natação permite que as articulações acompanhem o desenvolvimento muscular da criança e se tornem mais flexíveis. Os movimentos dentro da água ajudam a fortalecer e lubrificar tendões e ligamentos, deixando as articulações mais ágeis e fortes.
A postura na piscina e as braçadas dadas durante as aulas e treinos promovem um alongamento completo do corpo. Isso aumenta a flexibilidade e a agilidade da criança para realizar todas as atividades do dia a dia.
Os movimentos executados no meio aquático contribuem para o aprimoramento da noção de espaço e ainda favorecem a capacidade de equilíbrio do aluno, o que beneficia a aprendizagem de conceitos geométricos e de matérias correlatas e também a postura corporal da criança.
Os movimentos na água ampliam a capacidade de bombeamento do coração, o que reduz a incidência de problemas cardiovasculares e beneficia a circulação do sangue por todo o corpo. Já o trabalho respiratório durante o nado aumenta o volume dos pulmões e a capacidade de absorver oxigênio.
Mais que desenvolvimento motor, a natação ajuda a diminuir a ansiedade infantil uma vez que promove a correta respiração, a concentração e a sensação de relaxamento. Por ser um exercício altamente aeróbico, ainda auxilia a queima de gorduras e açúcares, contribuindo para o melhor controle do peso, colesterol e diabetes.
Nadar estimula as sensações de independência e autoconfiança, além de ajudar a criança a conhecer melhor o próprio corpo e a socializar com colegas de esporte, professores e pessoas em geral.
Curtiu saber mais sobre como a natação auxilia no desenvolvimento motor das crianças? Então, divida esse conhecimento com os amigos que também procuram boa uma atividade para os filhos. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais.