Durante o verão, as aulas de hidroginástica são muito procuradas e costumam ter turmas cheias. Mas, à medida que a temperatura cai, a busca começa a diminuir e as turmas ficam mais vazias. O frio costuma espantar os alunos, principalmente pelo medo de ficarem doentes. Na verdade, continuar a prática durante o inverno é justamente um fator de proteção para a saúde.
Neste texto vamos apresentar três benefícios de continuar a fazer a hidroginástica no inverno. Você também vai entender como ela pode ajudar a proteger a sua saúde. Que tal acompanhar a leitura?
Um dos principais problemas do inverno é o aumento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite. O ar fica mais seco nessa época do ano, e o frio provoca vasoconstrição — a contração dos vasos sanguíneos, deixando-os mais estreitos. Essa combinação de baixa umidade do ar e vasoconstrição dificulta a respiração, ressecando as vias aéreas, o que deixa o ambiente mais propício para as doenças.
Ao fazer hidroginástica nesse período, você melhora a circulação sanguínea. Além disso, a umidade da água facilita as trocas gasosas, melhorando a respiração. A pressão hidrostática também ajuda a melhorar a respiração, pois ela facilita o processo de expiração. Outra propriedade da água que ajuda na respiração é o empuxo, que facilita o processo de inspiração.
Durante o inverno, a nossa tendência é diminuir o ritmo e ficar mais parado. Além disso, a vontade de comer comidas mais quentes e mais calóricas aumenta também. Durante o tempo frio, o corpo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal. Por isso, aumenta a vontade de “confort foods”.
A prática de atividade física regular aumenta o gasto calórico. Isso ajuda a balancear o aumento da ingestão calórica e, com isso, evita o aumento de peso. O sobrepeso e a obesidade podem trazer diversos problemas para a saúde, como diabetes e pressão alta. Além disso, a gente sabe como emagrecer pode ser difícil, por isso evitar ganhar uns quilos extras é muito importante.
Outro benefício da hidroginástica no inverno é que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O corpo produz mais leucócitos, que são as células responsáveis pelo combate aos vírus, bactérias e outras ameaças ao corpo. Por isso, fazer hidroginástica ajuda no combate a gripes e resfriados, que são tão comuns nessa estação do ano.
Outro motivo para a hidroginástica ser uma aliada do sistema imune é que ela combate o estresse e a ansiedade. Esses dois fatores são responsáveis pela baixa do sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a infecções e doenças.
Para aproveitar todos os benefícios que a atividade física pode oferecer, o ideal é que você procure uma boa academia, bem estruturada e com profissionais de qualidade. A equipe técnica pode oferecer suporte e orientação quanto às aulas para cada caso.
Agora você já conhece quais são as principais vantagens de continuar a hidroginástica no inverno. Você vai ter mais saúde e qualidade de vida mantendo uma prática de atividade física constante. Então, não deixe que o frio e a preguiça desanimem você a continuar.
Se gostou do conteúdo e já quer aproveitar os benefícios, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas sobre as aulas de hidroginástica e da academia.