Quem pratica atividades físicas com regularidade se preocupa com saúde e geralmente está em busca de melhores resultados. Seja no intuito de fazer um tempo menor na próxima meia maratona, aumentar o fôlego nos treinos de natação ou simplesmente atingir mais rapidamente o peso ideal. Em todos esses casos, a avaliação nutricional é uma aliada valiosíssima e que não deve ser desprezada.
O tempo, o suor e mesmo o dinheiro investidos nos treinamentos proporcionam um retorno muito maior quando o atleta, ainda que amador, pratica suas atividades físicas sob a orientação de um nutricionista. Continue a leitura deste artigo para saber o que consiste a avaliação nutricional e os seus principais benefícios.
Os exercícios físicos de todas as naturezas exigem o mesmo "combustível": alimento. Sem ele, é impossível transformar energia em movimento. Portanto, os resultados obtidos pelos atletas têm relação direta com a qualidade e quantidade do que é ingerido antes, durante e depois de cada treino.
Contudo, não existe uma receita ou fórmula que possa ser aplicada indistintamente para todos. Cada ser humano é único, com características físicas específicas, uma determinada herança genética, metabolismo, rotinas e hábitos próprios, além de objetivos específicos.
Sendo assim, o auxílio de um profissional de nutrição se torna necessário. A partir da análise de uma série de informações como hábitos alimentares, histórico familiar de saúde e resultados de alguns exames laboratoriais, o nutricionista é capaz de realizar a avaliação nutricional do atleta. Ela consiste em diagnosticar quantitativa e qualitativamente, com precisão, as deficiências presentes na dieta do atleta.
De acordo com o tipo, a intensidade e a regularidade dos exercícios físicos, o nutricionista estabelece um plano nutricional, dosando a quantidade de carboidrato, proteína, lipídios, vitaminas e sais minerais que deverão ser ingeridos. Além disso, a avaliação possibilita traçar um padrão de alimentação personalizado, perfeitamente compatível com o cronograma de treinamento de cada pessoa, visando maximizar a absorção dos nutrientes nos momentos certos.
Manter-se fiel ao plano nutricional traçado fatalmente proporcionará melhor performance durante os treinos. Essa disciplina fará com que o atleta conte com a provisão energética e os nutrientes necessários para alcançar e manter os resultados almejados.
Todos sabemos que a ingestão de proteínas e carboidratos, por exemplo, é necessária para uma alimentação saudável. Mas somente com uma avaliação nutricional adequada podemos saber em que momentos exatos do dia e em quais quantidades devemos consumi-los.
No caso dos atletas, isso se torna ainda mais importante, já que as necessidades do nosso organismo são completamente diferentes quando em repouso, durante a prática de exercícios e no período de recuperação.
A avaliação nutricional é pode identificar problemas de saúde que, por estarem se instalando gradativamente, só produziriam sintomas no futuro. Assim, é capaz de eliminá-los ou minimizá-los a ponto de impedir que afetem a qualidade de vida da pessoa. Isso sem mencionar que a missão de manter o peso ideal se torna muito mais fácil.
Se você considera as informações contidas neste artigo relevantes, compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, parentes e pessoas do seu círculo de amizades também terão a possibilidade de usufruir dos benefícios que a avaliação nutricional é capaz de produzir.