Você conhece todos os benefícios de uma aula de alongamento? Essa prática, feita de forma mais dinâmica, vai além de somente auxiliar no desenvolvimento da flexibilidade e entra no campo do relaxamento.
Como a mente e o corpo estão completamente conectados, todos os benefícios dos exercícios de alongamento afetam diretamente a saúde mental e provoca grande melhora em relação a ela. Neste post, nós listamos alguns desses benefícios. Confira!
Praticar alongamento proporciona diversas vantagens para o seu corpo e para a sua mente. Conheça algumas delas a seguir.
A má circulação é um problema para diversas pessoas, pois prejudica o funcionamento do organismo — uma vez que os tecidos precisam de oxigênio para funcionar corretamente — e o alongamento pode ajudar. Esse exercício auxilia e estimula a circulação nos músculos e, consequentemente, reduz dores e desconfortos como as cãibras.
Com o tempo, é natural perder a boa postura por conta da gravidade, falta de exercícios e movimentos repetidos — como carregar uma bolsa em um ombro só. Com o alongamento, é possível corrigir estes problemas, pois ele auxilia no fortalecimento dos músculos de forma equilibrada, dos dois lados do corpo.
Feito de forma constante, o alongamento promove aumento da flexibilidade, o que é muito importante para uma boa qualidade de vida. Uma das vantagens em relação a esse assunto é a prevenção de problemas que possam surgir com o envelhecimento. Com a prática, os efeitos do passar dos anos no organismo de quem se alonga são bem menos intensos.
Agora que você já conhece todos os benefícios dessa prática, precisa aprender alguns dos movimentos mais comuns e benéficos para diversas partes do corpo. Acompanhe a seguir.
Para a área do pescoço, o indicado é inclinar a cabeça para um dos lados e segurar com uma das mãos por 20 segundos, aproximadamente. Depois, é preciso repetir para o outro lado. Por fim, flexionar a cabeça para frente e para trás por 5 vezes.
Já para os ombros, um bom exercício é girá-los para frente por 10 vezes e repetir os mesmos movimentos no sentido contrário. O passo seguinte é estender um braço contra o peito e utilizar a outra mão para segurá-lo em direção ao corpo.
Quando estiver em pé, é só entrelaçar os dedos um pouco acima da cabeça e fazer uma flexão lateral da parte do tronco. Depois disso, é necessário segurar cada lado por 20 segundos e repetir o exercício por 2 vezes.
Com as duas mãos, é só puxar um dos joelhos em direção ao peito por 20 segundos. O segundo passo é levantar e abaixar os pés, de forma que somente as pontas fiquem apoiadas ao final da subida. A repetição indicada é de 20 vezes.
O melhor exercício para essa área é estender um dos braços a frente do corpo com a palma virada para a frente e com os dedos para baixo. Assim, é só segurar com a outra mão e puxar em sua direção por, aproximadamente, 30 segundos.
Mesmo com todos os benefícios do alongamento, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente para não exagerar na prática. Um deles é não forçar o corpo até o ponto de sentir alguma dor ou desconforto. Se perceber que começou a tremer, é sinal de que o treino foi exagerado.
Outro ponto de atenção é caso exista algum problema muscular ou se você sentir qualquer disposição com a prática. Ao menor sinal de problema, o melhor a fazer é procurar um médico ou especialista para auxiliá-lo.
Como você pôde perceber, fazer uma aula de alongamento com moderação trará imensos benefícios para a sua saúde. Para isso, é preciso encontrar um local com experiência no assunto. A Academia Boa Forma, por exemplo, tem expertise nessa modalidade há mais de 20 anos. Além disso, conta com profissionais qualificados para atender toda a família com ética e segurança. Quer saber mais? Então entre em contato agora mesmo!