Você já parou para pensar que todos estamos caminhando rumo ao envelhecimento? Com início aos 60 anos, essa fase é marcada por algumas mudanças e dificuldades, como a diminuição do desempenho físico. Por isso, a prática de exercícios é algo tão importante, e as atividades aquáticas na terceira idade são consideradas uma das melhores opções.
Se exercitar é o segredo para desenvolver um corpo mais saudável, músculos fortes e movimentos ágeis, necessários para ter maior independência na senilidade. Todavia, é preciso destacar que nem todo exercício é indicado para os idosos, visto que eles podem apresentar problemas que prejudicam os movimentos e que podem ser agravados por esportes intensos.
Neste contexto, os exercícios na água são sempre os mais indicados por médicos geriatras e outros especialistas. Vamos descobrir quais são os benefícios e motivos para praticá-los?
Esse é, certamente, um dos principais benefícios das atividades aquáticas na terceira idade. Praticar um exercício embaixo d'água, onde os efeitos da gravidade são reduzidos, diminui os impactos e desgastes das estruturas ósseas e articulares, as quais são muito afetadas por atividades como uma caminhada ou corrida.
Além disso, caso haja alguma queda durante os movimentos, o risco de se machucar é quase zero, o que é muito importante nessa idade em que qualquer acidente pode resultar em problemas sérios.
Os movimentos feitos na água ajudam a ter maior estabilidade e uma postura mais correta, devido ao conhecimento corporal e equilíbrio adquiridos durante a prática.
Por se tratarem de exercícios aeróbicos, a natação e a hidroginástica são ótimas para reeducar e aumentar a capacidade cardiorrespiratória.
A resistência da água deixa qualquer movimento ainda mais intenso e produz efeitos significativos na manutenção da boa forma, além de contribuir para a diminuição dos riscos de desenvolver doenças, especialmente as cardiorrespiratórias.
Nada como uma atividade física para deixar o estresse do dia a dia de lado — ainda mais quando o exercício é feito na água e proporciona momentos de muito prazer e relaxamento.
A sensação de flutuar e sentir os movimentos e a temperatura da água produz um verdadeiro efeito massageador no corpo, o que contribui diretamente na redução do estresse e da ansiedade.
Praticar uma atividade física aquática, a qual costuma ser feita em grupos, é um empurrão e tanto para socializar e fazer amigos, algo necessário no avançar da idade, visto que vários idosos passam muito tempo sozinhos e podem até desenvolver quadros de depressão.
Por isso, além de fazer bem para o corpo e para a mente, esse tipo de exercício também contribui para o bem-estar social, fechando assim os 3 pilares que sustentam a saúde.
Ficou interessado e quer começar a nadar ou fazer hidroginástica? Não esqueça de contar com o auxílio de um profissional de educação física para receber as orientações corretas durante os exercícios. Além disso, consulte o seu médico para fazer um check-up antes de começar a praticar, ok?
Fazer atividades aquáticas na terceira idade é a escolha perfeita para fortalecer os músculos e recuperar a capacidade física, além de descontrair, ter momentos de prazer e relaxamento, ou seja, é sinônimo de envelhecer com qualidade de vida. Então, não deixe de testar!
Entre em contato conosco e agende uma aula de natação ou hidroginástica! O seu corpo agradece!