É comum descuidarmos da alimentação no final do ano. São tantas tentações! Começa no Natal e só termina no réveillon. Praticamente todos os lugares que frequentamos nesse período têm alguém nos convidando para comer alguma coisa.
Todas essas comemorações são muito importantes, e esses momentos são ideais para agradecer as nossas conquistas e para começar os novos planos para o ano que está por vir. Que a verdade seja dita: comer nos traz alegria e sensação de bem-estar!
No entanto, não é preciso que você seja o chatinho da turma que não come nada, e nem será necessário jogar, ralo abaixo, as metas atingidas nos treinos da academia. Sabia que é possível manter uma dieta equilibrada e sem culpas nesses períodos?
Para isso, criamos este artigo com algumas dicas de alimentação que vão ajudá-lo a não precisar ter peso na consciência e nem na balança. Confira.
As bebidas alcoólicas contêm muitas calorias, o álcool não fornece nenhum valor nutritivo de utilidade para o nosso organismo e, além disso, o consumo em excesso nos deixa desidratados. Caso você seja daqueles que não conseguem abrir mão dessas bebidas, procure intercalar cada dose com um copo de água.
O ideal são os drinks sem álcool e sem açúcar ― dê preferência para os feitos com frutas. Você também pode ingerir água gaseificada com ervas: hortelã, alecrim e manjericão. Outra opção que é muito saudável são os chás e sucos digestivos que eliminam o álcool e a sensação de inchaço.
Além do álcool e do açúcar, a gordura é outra vilã da alimentação no final do ano. O peru, o chester, o frango e os peixes são boas opções de proteína magra para complementarem as refeições. Ao consumir carnes de aves e de peixes, não se esqueça de retirar as peles, pois contêm grandes quantidades de calorias e toxinas.
A maneira como os alimentos são preparados exerce influência na qualidade das substâncias que eles fornecem para o organismo. Por exemplo, os vegetais perdem parte de seus nutrientes após serem cozidos; portanto, sempre que possível, faça a opção por consumi-los enquanto estiverem crus.
Os óleos e as margarinas utilizados nas frituras acrescentam nas refeições calorias que são desnecessárias para o nosso corpo. Portanto, evite fritar os alimentos e, aqueles que não puderem ser consumidos crus, procure assá-los, sempre que possível.
Na hora da sobremesa, evite os doces ― realmente são irresistíveis e tentadores para qualquer alma viva. No entanto, são compostos basicamente de açúcar refinado, que é um carboidrato pobre em nutrientes, pois não faz parte da estrutura do alimento, tanto que é conhecido como açúcar de adição.
Portanto, dê preferência para as frutas “in natura”, essas sim são compostas de frutose, um açúcar que, ao ser ingerido, se transforma na energia que o nosso corpo precisa para nos manter ativos e bem-dispostos.
Manter-se saudável, mesmo com a oferta de alimentação no final do ano, não é nenhum bicho de sete cabeças, o segredo é o equilíbrio. Uma dica é: não abandone a sua rotina de atividades físicas nesse período, continue na academia ou na caminhada perto de sua casa. Logo, as práticas são grandes aliadas para aumentar o metabolismo e ajudam a queimar as calorias dos eventuais exageros alimentares!
Agora que você já sabe como manter uma boa alimentação no final do ano, conheça 6 dicas para controlar os níveis de colesterol.