O ato de dançar acompanha a humanidade e as suas diversas culturas e civilizações. Antes, era muito utilizada para comemorações e rituais religiosos ou de guerra. Hoje, ela tem vários usos nas áreas medicinais e esportivas para diferentes objetivos, seja para ocupar o tempo ocioso, emagrecer, relaxar etc.
Essa atividade proporciona uma série de vantagens para o corpo e para a mente, quando praticada com regularidade. Para isso, não é necessário ser um exímio dançarino, pois a perfeição virá com o decorrer do tempo de treinamento.
Neste artigo, vamos citar 7 benefícios que a dança oferece para todo indivíduo que deseja movimentar o corpo. Fique atento e acompanhe.
Executar movimentos de dança e, ao mesmo tempo, manter-se no ritmo musical é considerado uma multitarefa que exige atividades cerebrais pré-frontais e temporais. Esse trabalho do sistema cerebral provoca a expansão da memória.
Os movimentos da dança fortalecem os músculos. A musculatura desenvolvida proporciona maior estabilidade para a coluna e região abdominal, trazendo mais segurança e equilíbrio para o corpo.
No momento da dança, as articulações e vários grupos musculares são solicitados. Os movimentos que requerem amplitude desenvolvem a flexibilidade, reduzindo riscos de lesões no dia a dia, como o simples ato de abaixar para calçar um sapato.
Decorar os passos de uma dança e memorizar a letra de uma música são práticas comuns entre os dançarinos. Essas atividades atuam nas células do sistema nervoso central, os neurônios, e aumentam as sinapses neurais.
Isso previne doenças degenerativas, que surgem com mais frequência nos idosos, como o mal de Parkinson.
Assim como as atividades aeróbicas como corrida, natação e ciclismo, a dança, feita com moderação, diminui a pressão arterial, carrega mais oxigênio para as células, aumenta a elasticidade e a força dos vasos sanguíneos.
Independentemente do ritmo, seja bem lento ou mais frenético, a quantidade de passos dos diferentes movimentos da dança queimam calorias. A diferença é que você se sentirá mais ou menos cansado.
Para emagrecer, precisamos buscar uma dieta equilibrada aliada com uma atividade física, e dançar é uma delas.
Até no processo de emagrecimento, a matemática está presente. Para isso, devemos considerar a quantidade de alimento ingerida e as calorias consumidas pelo organismo. O que sobrar é acumulado em forma de gordura. Uma sessão de dança de cerca de uma hora pode queimar entre 200 a 500 Kcal.
O foco nos passos da coreografia, na letra da música e a atividade física intensa da dança liberam substâncias hormonais naturais de felicidade, relaxamento e bem-estar, como a endorfina, a serotonina e oxitocina. Elas expulsam os males que provocam o estresse, como os sentimentos de raiva, competitividade e a rigidez corporal, mantendo o dançarino calmo por várias horas.
Então, já deu para perceber que não faltam motivos para começar a dançar e balançar o esqueleto. Vimos que os benefícios trazem melhoras para todas as nossas atividades físicas e mentais cotidianas. Seja sozinho ou ao lado de uma boa companhia, procure uma boa academia ou um grupo de dança. O importante é não ficar parado.
O que achou do nosso assunto? Gostaríamos de saber sua opinião! Faça um comentário neste post e compartilhe a sua experiência conosco e, em caso de dúvida, elabore perguntas. Até breve!