A natação trabalha o corpo de forma completa, aumenta a coordenação motora e até mesmo o autoconhecimento. Se você já foi conquistado por esse esporte e agora sente que a piscina ficou pequena demais, é porque chegou a hora de se aventurar e nadar no mar.
Mas, se você ainda tem inseguranças e dúvidas, saiba que isso é bastante normal na vida dos iniciantes e pode ser superado com planejamento e treino. Confira as dicas a seguir e entenda como você pode começar.
O primeiro passo é praticar bastante na piscina. Assim, você ganha maior resistência física e força, e só começa a nadar no mar quando tiver certeza de que suporta o tempo necessário para percorrer o trajeto escolhido.
Vale ressaltar que existem algumas diferenças entre nadar na piscina e no mar. Na piscina, o nado é interrompido por curvas e é mais fácil parar para descansar, já no mar, a natação é contínua e é necessário manter o ritmo por mais tempo.
Além disso, ao nadar no mar, é preciso considerar adversidades, como correnteza, ondas, vento, profundidade e distância. Outra questão é a longa permanência na água fria, mas você pode driblar a temperatura utilizando roupas de neoprene.
Antes de ir para locais fundos e distantes, vale a pena praticar paralelamente à praia durante um tempo. Essa é uma garantia de que você pode parar e chegar rapidamente a um ponto seguro se necessário. Deixe para se arriscar em trechos de longa distância apenas quando sentir que tem a resistência física necessária.
Diante de qualquer situação imprevista, o primeiro passo é manter a calma. Passe algum tempo flutuando enquanto decide qual a melhor saída. Essa é uma forma de evitar entrar em pânico, o que prejudica a respiração.
Defina pontos de referência e os mantenha sempre dentro do seu campo de visão. Prefira escolher pontos fixos e grandes, como torres e prédios. Dessa forma, você sempre saberá para onde precisa nadar quando for retornar ao ponto inicial.
Peça a alguém que tenha experiência para te acompanhar até que você sinta segurança para nadar no mar sozinho. Essa é uma forma de tirar dúvidas e evitar ansiedades e preocupações. E você terá ajuda em caso de cãibra ou qualquer outro imprevisto.
Nadar no mar pela primeira vez não é algo que pode ser feito por impulso. É preciso se programar e treinar antes. Protetor solar, hidratação, alimentação saudável e roupa adequada não podem faltar. Touca e óculos também devem estar na lista. E não se esqueça de checar a previsão do tempo antes de definir o melhor horário.
Para complementar essas dicas e nadar no mar com segurança, é indispensável respirar corretamente. Então, vale a pena conferir nossas 6 dicas para melhorar a sua capacidade respiratória e acrescentar esses passos nos seus treinos. Logo você perceberá que consegue nadar por mais tempo e se cansar menos.