A hidroginástica é uma modalidade de exercício que pode ser usada para melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório, emagrecer e aliviar o estresse. Os exercícios são realizados dentro da água e praticados por jovens, grávidas e atletas, e não só por pessoas na terceira idade.

Os benefícios gerados são ainda maiores para pessoas que sofrem de dores lombares e nas articulações, pois o impacto dentro d’água é reduzido. Por ser praticada em grupo, a hidroginástica promove interação entre os alunos e diversão. A prática não exige que a pessoa saiba nadar e vai ajudar a melhorar sua circulação, mobilidade articular e o tônus muscular.

A hidroginástica para grávidas é uma atividade muito indicada por aliviar as dores da gravidez e ser de intensidade moderada. Neste artigo, iremos focar nas vantagens que essa prática leva para a vida das futuras mães. Boa leitura!

Reduz o inchaço e varizes, além de beneficiar o sistema circulatório

O inchaço ou edema começa a acontecer em média no sétimo mês de gestação. Ele acomete principalmente os membros inferiores e é causado pela retenção de líquidos natural que acontece durante a gravidez.

O retorno venoso também está prejudicado devido ao crescimento do bebe que comprime as veias pélvicas. Dessa forma, a prática de hidroginástica é interessante, pois ela funciona como uma sessão de drenagem linfática. A drenagem é um tipo de massagem terapêutica utilizada para eliminar as toxinas e líquidos acumulados no corpo.

Através dos movimentos, o liquido vai sendo drenado, o que diminui o inchaço e aumenta a circulação sanguínea. O aumento da circulação do sangue evita a formação de varizes, comum nos membros inferiores.

O movimento que a água faz no corpo da gestante durante a prática da hidroginástica simula a massagem terapêutica, o que propicia uma menor formação de edema e varizes.

Melhora o humor, o sono e a energia

A prática de qualquer exercício físico é muito benéfica para a saúde. No caso de futuras mamães, a atenção a essas atividades deve ser máxima e existe uma lista de restrições.

A hidroginástica para grávidas é permitida por ser segura, ao eliminar o risco de quedas e acidentes. A atividade vai fortalecer os músculos do abdome e do períneo, o que diminui o desconforto causado pelo peso extra da barriga, além de preparar o corpo para a hora do parto.

Ela também diminui as dores nas costas, cansaço e prisão de ventre. Dessa forma, a hidroginástica ajuda a manter seu humor e seu sono em dia.

Reduz a incidência de doenças gestacionais

A gravidez é um momento único e mágico na vida de uma mulher. No entanto, esse período pode significar o aparecimento de algumas doenças. Ansiedade e estresse são comuns nessa fase, afinal é um momento de novidades e inseguranças. Outros problemas podem surgir, como a diabetes gestacional ou sobrepeso.

A diabetes gestacional é uma condição caracterizada por um aumento da concentração de açúcar no sangue. Já o sobrepeso pode ocorrer por consumo abusivo de alimentos na gestação. Para evitar essas e outras doenças que aparecem durante a gravidez, aposte na hidroginástica. Em apenas uma hora de atividade é possível perder cerca de 400 calorias.

Além disso, o exercício físico libera endorfina, um neuro-hormônio que transmite sensações de bem estar e tranquilidade, essenciais para uma gravidez sem estresses.

Deu para entender por que a hidroginástica é uma ótima opção de exercício durante a gestação? Se você tem alguma dica ou dúvida, compartilhe conosco comentando no post. Sua opinião é muito importante para nós!

você sabia que a gente tem um canal gratuito de perguntas sobre psicologia?

Receba as resposta das profissionais: